Publicado por Gabriely Araújo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O colesterol é produzido pelo fígado e é de extrema importância para a nossa saúde, pois serve para auxiliar em diversas funções do nosso organismo como a conservação dos ácidos biliares, que ajudam no processo da digestão, na produção dos hormônios sexuais e na regeneração das nossas células.

Porém algumas pessoas sofrem com um dos males que está se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje, a alta do mau colesterol. E isto se agrava a cada dia devido ao estilo de vida moderno onde as pessoas encontram-se cada vez mais sedentárias e há o aumento do consumo de fast food e alimentos ricos em colesterol. Contudo para que possamos entender o que é realmente este problema precisamos saber a diferença entre os dois tipos do colesterol:

Remédios caseiros para diminuir o mau colesterol

Foto: Reprodução

  • HDL: O HDL, da nomenclatura em inglês High Density Lipoprotei, é conhecido como bom colesterol, pois, o mesmo transporta o colesterol ruim dos tecidos diretamente para o fígado, diminuindo a quantidade de colesterol presente no sangue que poderia causar o entupimento das artérias.
  • LDL: O LDL, da nomenclatura em inglês Low Density Lipoprotein, é conhecido popularmente como sendo o mau colesterol, pois, ele se concentra nas paredes das artérias podendo entupi-las e causar a arteriosclerose que provoca problemas cardíacos e circulatórios.

Remédios caseiros para diminuição do mau colesterol

  • Chá de Sete Sangrias: Este chá além de ajudar a baixar o mau colesterol, ajuda no combate a males como insônia, problemas respiratórios e alguns problemas de pele. Para o preparo do chá basta ferver a quantidade de uma colher de chá da erva para uma xícara de chá de água e abafar por 10 minutos após a fervura. Para o consumo da infusão é importante coar para retirar o excesso da erva. Consuma até três vezes ao dia, não mais que isso, pois, pode causar diarreia.
  • Chá de Alcachofra: Use a quantidade de duas colheres de chá para cada litro de água e leve ao fogo até alcançar a fervura. Coe e consuma à temperatura morna a cada oito horas. O chá é contraindicado para gestantes e lactantes.
  • Alho: Amasse dois dentes de alho e deixe de molho num recipiente com água por um período de 6 horas. Coe e beba o líquido até três vezes ao dia.
  • Cenoura: Comer uma cenoura crua ou beber seu suco uma hora antes do almoço auxilia na diminuição do mau colesterol.
  • Cura do Limão: Beber por 20 dias o suco do limão diluído em água, levando em consideração que a quantidade de limões aumenta igualmente com os dias de tratamento e passa a regredir a partir do decimo dia. Por exemplo: Um limão no primeiro dia, dois limões no segundo dia e assim por diante. Ao chegar ao décimo dia diminua até que volte à quantidade de um limão.
  • Abacaxi, Maçã e Tangerina: Estas frutas devem substituir o café da manhã, usando-se o abacaxi na primeira semana, a maçã na segunda e a tangerina na terceira.

Veja mais!