Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A gastrite é um problema estomacal que atinge muitas pessoas de diversas idades. No inicio, trata-se de uma sensação de queimação, a azia, no entanto, rapidamente torna-se um problema ainda maior. A gastrite se desenvolve por vários motivos, principalmente pela alimentação inadequada. O estresse pode piorar a situação. Quando não tratada, a doença pode se transformar em úlcera e, em casos mais extremos, pode levar à morte.

Remédios caseiros para gastrite

Foto: Reprodução

Tipos de Gastrite

Gastrite aguda: normalmente causada pelo estresse, situação em que o organismo aumenta a produção de adrenalina e, consequentemente, do ácido clorídrico que quando em excesso, agride o estômago.

Gastrite crônica: o uso prolongado de medicamentos ou o consumo frequente de bebidas alcoólicas são responsáveis por este tipo de gastrite. Há ainda a bactéria Helicobacter pylori que se instala em ambientes ácidos como o estômago. Ela é transmitida por meio de alimentos crus e saliva.

O tratamento da gastrite e até mesmo das úlceras pode ser feito por meio de remédios naturais, como chás, sucos e xaropes. Confira abaixo algumas dicas de como tratar estas enfermidades com remédios naturais.

Batata

O suco de batata, quando tomado em jejum, auxilia no tratamento porque diminui a acidez do estômago, diminuindo a dor, a queimação e a azia. É eficaz para todos os tipos de gastrite.

Para preparar o suco, pegue uma batata, lave e descasque. Com o auxilio de um ralador, rale toda a batata e em seguida esprema em um tecido ou pressione em um coador fino. O caldo extraído deve ser consumido em jejum, puro, trinta minutos antes das principais refeições ou quando houver sintomas da gastrite. A batata também pode ser consumida crua.

Espinheira santa

O chá desta planta auxilia no tratamento uma vez que possui propriedades responsáveis pela diminuição da acidez do estômago e pela regeneração dele. Para preparar, use a proporção de uma colher de chá de folhas secas de espinheira santa para cada xícara de água fervente. Adicione as folhas à agua fervente, tampe e deixe repousar com o fogo desligado por dez minutos. Tome em jejum trinta minutos antes das refeições. Não adicione açúcar, uma vez que este pode agravar o problema da gastrite ou úlcera.

Outros remédios que podem ser usados são o mastruz com leite em jejum, suco de couve, também em jejum, chá de acelga e xarope de bardana. A gastrite pode ser curada, mas é preciso tomar cuidados com a alimentação e tomar a medicação corretamente. Durante o tratamento é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ácidos como a laranja, o limão e o abacaxi, além de evitar comer frituras e alimentos industrializados.

Veja mais!