Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O fígado é a maior glândula do organismo, composto por milhões de células que desempenham uma função específica para o bom funcionamento do corpo como um todo.

Entre as funções principais do fígado estão secreção da bile, armazenamento de glicose, produção de proteínas nobres, filtragem dos microrganismos, desintoxicação do organismo, sintetização do colesterol e transformação da amônia em ureia.

Cuidar dessa glândula tão importante é essencial. Ela acaba sendo afetada por todos os exageros que saímos cometendo por aí, além de levar a culpa. Uma das doenças mais conhecidas que acometem o fígado é a cirrose hepática, causada pelo excesso de consumo de álcool ou de gorduras. Quando ele fica saturado de gordura, ocorre algo chamado de esteatose, que se não cuidado, pode evoluir para a cirrose.

Os sintomas comuns do fígado gordo geralmente são falta de apetite, enjoo e vômitos. Hábitos ruins como sedentarismo e alcoolismo, ou doenças como obesidade, diabetes e colesterol alto, desencadeiam a esteatose hepática, que pode ser reversível, se cuidada logo. Combinado com o tratamento prescrito pelo médico, alguns alimentos ou remédios caseiros ajudam na cura.

Alcachofra

remedios-caseiros-para-gordura-no-figado-alcachofra

Foto: Pixabay

A alcachofra é um alimento diurético, com poucas calorias e que auxilia a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue, diminuindo assim a absorção de gordura. Aconselha-se comer duas vezes por semana, sempre natural, sem temperos, molhos ou queijos.

Cardo-mariano

remedios-caseiros-para-gordura-no-figado-cardo

Foto: Pixabay

Essa é uma das plantas mais usadas no tratamento do fígado gordo. Por conta das suas propriedades hepáticas e adstringentes, reduz a gordura e alivia os sintomas. Coloque duas xícaras (de chá) de água para ferver. Depois de fervida, adicione duas colheres (de chá) de sementes de cardo-mariano, deixe repousar por 15 minutos, coe e beba 30 minutos antes das refeições.

Boldo

remedios-caseiros-para-gordura-no-figado-boldo

Foto: Pixabay

O boldo ajuda a depurar o fígado, o que facilita a sua recuperação. Geralmente é consumido em forma de chá, que pode ser encontrado com suas folhas secas ou em saquinhos.

Dente de leão

remedios-caseiros-para-gordura-no-figadodente

Foto: Pixabay

O dente de leão é uma das plantas medicinais mais comuns, por isso é vendido nas mais diversas lojas de produtos naturais. É um depurativo dos mais potentes, que auxilia tanto na limpeza do fígado quanto melhora muito a saúde hepática. Seu consumo pode se fazer através de chás, três vezes ao dia.

Limão

remedios-caseiros-para-gordura-no-figado-limao

Foto: Pixabay

Quem não tiver problemas com acidez, acrescente o limão nas suas receitas e chás. Seus ativos naturais fazem com que materiais tóxicos, como a gordura em excesso, sejam absorvidos pela água e então, eliminados pela urina. É um ótimo remédio contra o fígado gordo.

Veja mais!