Publicado por Gabriely Araújo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A paroníquia, popularmente conhecida como unheiro ou panarício, é uma infecção causada por fungos que atinge as pontas dos dedos deformando as unhas e causando uma aparência nada agradável às mãos. Os sintomas desta infecção são o inchaço avermelhamento dos dedos, mais precisamente da região ao redor das unhas o que leva à dor de aspecto pulsante e deixa a área mais quente que o normal. Se o quadro estiver num nível mais avançado, ou seja, se prolongar por vários dias é possível o aparecimento de pus na região infectada. É importante destacar que não se deve tentar retirar este pus, visto o risco de maior inflamação e de contaminar ainda mais o ferimento.

Remédios caseiros para o tratamento do unheiro

Foto: Reprodução

Quem pode ter o unheiro?

O unheiro pode “aparecer” em pessoas de todas as idades, estando mais propensas a desenvolvê-lo aquelas que possuem diabetes, que têm o hábito de roer as unhas, manter as mãos molhadas por bastante tempo ou até mesmo quem sofreu algum tipo de trauma como um machucado na região ou a retirada excessiva da cutícula na manicure causando o famoso “bife”.

Como tratá-lo de forma natural e eficaz

Para o tratamento desta infecção há vários alimentos que podem ter suas propriedades aproveitadas, como o alho, a banana, o eucalipto, camomila, arruda entre outras. Veja abaixo alguns remédios caseiros para o tratamento do unheiro.

  • Alho: Amasse 6 dentes de alho e misture-os com azeite de oliva aquecendo a mistura ao fogo. 2 Vezes ao dia dê compressas nas regiões infectadas por um período de quinze minutos usando um pedaço de pano ou uma gaze.
  • Eucalipto: Faça uma infusão de 100 gramas das folhas do eucalipto para cada litro de água. Mergulhe as mãos no líquido 3 vezes ao dia como que para lavar as mãos.
  • Cebola e Sal: Pique uma cebola em pedacinhos miúdos e misture ao sal, amasse bem até que adquira uma consistência homogênea formando uma espécie de pasta. Passe nas pontas dos dedos 3 vezes ao dia.
  • Banana: Aplique a banana amassada sobre a área infectada 3 vezes ao dia por um período de meia hora.
  • Camomila: Aplique compressas mornas do chá de camomila sobre a área afetada 3 vezes ao dia por um período de meia hora.
  • Arruda: Prepare o chá de arruda e aplique uma compressa morna sobre a área infectada por duas vezes ao dia durante 20 minutos.
  • Guaçatonga, também conhecida como Erva-de-bugre: Faça o chá da erva e aplique uma compressa morna sobre a área afetada por duas vezes ao dia durante 20 minutos.
  • Babosa (Aloe vera): Extraia o gel presente no interior das folhas da babosa e aplique sobre a área infecionada três vezes ao dia.

Veja mais!