Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Talvez você já deva ter tido uma sensação de que a comida está voltando do estômago para a garganta, causando certa ardência. Fique atento, pois você pode estar sendo vítima de um transtorno gástrico chamado de refluxo. A ocorrência deste se dá quando, entre outros sintomas, quando os líquidos estomacais retornam pelo esôfago, causando a acidez gástrica. Descubra a seguir métodos caseiro de tratar o refluxo.

Vinagre de maçã

A maçã vermelha é um ótimo componente natural no combate ao refluxo. Por isso, coma muita maçã. Mas para o tratamento específico, use a receita seguinte:

Misture em um copo com 200 ml de água uma colher das de sopa com vinagre de maçã. Dica primordial: não se esqueça de tomar a fórmula antes de cada refeição.

Água morna com limão

A ingestão de um simples de um copo com 200 ml de água morna acrescentada de sumo de limão é um forte aliado na regulação de acidez no estômago.

Importante! Você deve beber essa mistura líquida antes das refeições, em jejum, pois somente assim é que a mesma poderá agir quando a alimentação for consumida. Dica: deixe para espremer o limão na água morna poucos segundos antes de tomá-la.

Remédios caseiros para refluxo

Foto: Reprodução

Bicarbonato de sódio

Diferentemente do primeiro remédio caseiro indicado, este deve ser tomado após cada refeição, para que possa haver a neutralização dos ácidos. Dissolva uma colher das de sopa com bicarbonato de sódio em um copo com 200 ml de água mineral.

Atenção! Essa fórmula de tratar/prevenir o refluxo não é indicada para pessoas que sofrem de hipertensão ou que estejam com dietas restringidas em sódio.

Fórmulas à base de aloe vera

Conhecida popularmente como babosa, a aloe vera é bastante eficaz no tratamento natural contra o refluxo. Esta é dotada de propriedades alcalinas que diminuem os ácidos estomacais.

Assim, indicamos que você tome o suco da polpa da babosa ou mesmo comprimidos concentrados desse vegetal. No caso do líquido, dilua a polpa em um copo com 200 ml de água mineral e tome no café da manhã. Dica: você pode misturar com um pouco de suco de laranja para obter um sabor mais agradável.

Combate ao refluxo em bebês

Não há formas naturais indicadas para tratar esse transtorno em bebês. Todavia, alguns cuidados são essenciais para evitar a ocorrência do refluxo nos pequenos. Por isso, tome nota:

  • Evite que o bebê tome grandes quantidades de leite
  • Fique atento para se o bebê é alérgico a leite com lactose
  • Não utilize bebê conforto em casa
  • Eleve um pouco o colchão do berço durante 30 minutos após cada mamada.
  • Evite deixar apertadas as fraldas descartáveis de modo a pressionar o estômago
  • Evite a alimentação do bebê duas horas antes de dormir

Veja mais!