Publicado por Priscila Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A dermatite é uma doença da pele que acaba causando uma inflamação das camadas superficiais da pele. Aparecendo assim erosões, eczemas, enrijecimento, coceira, comichão, ressecamento e vermelhidão na pele.

Existem diversos tipos de dermatite e para cada tipo há um tratamento mais específico, por isso, ao sentir qualquer sintoma, o ideal é procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico correto. Mas para aliviar os incômodos e reduzir os sintomas da dermatite é possível fazer alguns remédios caseiros.

Remédios caseiros para dermatite

Veja agora alguns remédios caseiros muito eficazes no tratamento da dermatite:

Remédios caseiros para tratar a dermatite

Foto: Reprodução

Aveia

A aveia é um ingrediente natural, que além de fazer parte da nossa alimentação, é usada na composição de diversos sabonetes, shampoos e loções corporais, pois nutre a pele. É ainda um cereal muito usado no tratamento do eczema, pois alivia a coceira e reduz o enrijecimento da pele. Para usar a aveia no tratamento da dermatite você deve ferver meia xícara de aveia em um litro de água e deixar esfriar. Após isso, molhe uma compressa com o líquido e coloque sobre as lesões ou feridas. Outra opção é o banho de aveia, em uma banheira coloque duas xícaras de aveia bem moída na água morna da banheira e tome banho nessa água. 

Aloe vera ou babosa

Aloe vera, também conhecida como babosa, é um dos remédios caseiros mais indicados para tratar afecções da pele, como a psoríase, a acne, eczemas, celulite, etc. Para usar a babosa no tratamento da dermatite você deve aplicar um pouco de gel de babosa sobre a pele. Ela favorece a regeneração e hidratação da pele, além de possuir propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam a acalmar o prurido e a ardência nas áreas afetadas. 

Malva

A malva, devido às suas propriedades medicinais, é muito indicada para diminuir os sintomas e tratas as erupções cutâneas, as chagas, as espinhas, etc. Para usá-la no tratamento contra a dermatite é preciso colocar uma colher de folhas secas de malva em meio litro de água, em seguida deve-se levar ao fogo e esperar levantar fervura, após isso espere esfriar e aplique como compressa fria sobre a área afetada durante 15 a 20 minutos. 

Óleos terapêuticos

Caso a dermatite chegue a atingir o couro cabeludo, uma ótima opção de remédio caseiro são os óleos terapêuticos, o mais indicado para esses casos é o óleo de lavanda. Além de possuir um aroma muito agradável, tem propriedades anti-inflamatórias e dermatológicas. Para o tratamento contra a dermatite você deve misturar um pouco de óleo vegetal com algumas gotas de óleo de lavanda, em seguida esquente a mistura, quando estiver morna, aplique-a suavemente no couro cabeludo. Deixe durante a noite toda e lave o cabelo no dia seguinte.

Tomilho

Por possuir propriedades antissépticas, é muito indicado para as afecções de pele, incluindo a dermatite. Para isso você deve ferver duas colheres de sopa de tomilho em um litro de água, após isso faça algumas lavagens sobre o local afetado.

Veja mais!