Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Coisa chata é o chulé, não é? Ainda bem que isso tem solução. Na maioria dos casos a bromidrose, conhecida popularmente como chulé, é causada pelo suor excessivo nos pés, por isso é mais comum o mau cheiro nos pés de quem fica sempre de sapato fechado por longos períodos.

Remédios caseiros para tratar o chulé

Foto: Reprodução

Mas a falta de higiene também contribui para o surgimento do mau cheiro intenso, deve-se sempre lavar e  secar bem os pés antes de calçar um tênis ou uma bota e manter as unhas dos pés sempre bem aparadas e limpas. O uso de talcos anticépticos e antitranspirantes nos pés também é uma boa opção, já que eles evitam a sudorese intensa e evitam a proliferação das bactérias que causam o incômodo.

Para evitar o odor desagradável vale seguir algumas dicas

  • Não use o mesmo sapato dois dias seguidos.
  • Prefira meias de algodão às sintéticas.
  • Faça uma esfoliação nos pés uma vez por semana.
  • Evite alimentos ácidos e carnes vermelhas.

E para ajudar na luta contra o mau cheiro nos pés nada melhor do que contar com o apoio de práticos remédios caseiros. Separamos três deles e agora cabe a você escolher o que mais te agrada e começar a fazer regularmente algum desses procedimentos para se ver livre do chulé.

Remédios caseiros para tratar o chulé

Escalda-pés:

Faça um escalda-pés com a mistura de várias essências florais. Use cinco gotas de essência de lavada, três de essência de cipreste e duas de essência de patchuli. Coloque seus pés numa bacia e acrescente as essências misturadas a uma quantidade de água morna suficiente para cobrir seus pés. Esse procedimento deve ser feito diariamente, por no mínimo 15 minutos.

Massagem:

Em um recipiente largo e de plástico coloque duas xícaras cheias de folhas secas de alecrim. Acrescente álcool etílico até que todas as folhas estejam submersas e deixe a mistura descansar por um dia inteiro. No fim de cada dia faça uma massagem nos pés usando as folhas. O preparo deve ser usado por no máximo três vezes.

Imersão:

Faça meio litro de chá usando: meio litro de água, duas colheres de sopa de hortelã e duas colheres de sopa de arnica. Espere a mistura ficar morna e coloque o chá numa bacia com seus pés dentro. Essa imersão deve durar 15 minutos e após retirar os pés espere cerca de 10 minutos para poder calçar um sapato fechado.

Veja mais!