Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A formação de gases intestinais é um processo normal do organismo e eles são formados a partir da fermentação dos alimentos ou pelo excesso de ingestão de ar ao comer ou beber.

Algumas vezes, os gases podem se tornar extremamente incômodos, provocando fortes dores intestinais, inchaço e desconforto.

Causas dos gases intestinais

Alguns alimentos podem provocar mais gases do que outros, no entanto, o efeito de determinado alimento pode variar de pessoa para pessoa. Alguns alimentos, chamados fermentativos, podem demorar mais tempo para serem digeridos, aumentando a quantidade de gases liberados durante o processo de digestão. Dentre estes alimentos estão o feijão, brócolis, repolho, couve-flor, uvas passas, ameixas secas, lentilhas, cebola, maçã e bebidas com gás.

Outras causas do excesso de gases são os seguintes: mascar chicletes, fumar, falar muito durante as refeições, comer muito rapidamente, não mastigar bem os alimentos e mania de morder objetos, como a tampa da caneta, por exemplo. Além disso, os indivíduos intolerantes à lactose também possuem maiores chances de sofrer com este problema.

Remédios naturais para acabar com os gases de uma vez por todas

Foto: Reprodução/ internet

Remédios naturais para combater os gases

Para combater os gases, é recomendado evitar falar durante as refeições, mastigar bem os alimentos e evitar frituras, alimentos muito açucarados e com fermento.

Chá de hortelã ou de camomila

O chá de hortelã é um remédio natural bastante útil no tratamento de diversos problemas do sistema digestivo, incluindo os gases. Este chá, assim como o de camomila, auxilia no alívio da dor causada pelo excesso de gases intestinais.

Bicarbonato de sódio e limão

A mistura do bicarbonato de sódio e limão alivia os incômodos provocados pelos gases em um período de 20 minutos. Para isto, basta espremer o limão em meio copo de água e acrescentar uma colher de chá de bicarbonato. Depois é só misturar e beber.

Sementes de funcho

Mastigar, vagarosamente, algumas sementes de funcho também é um bom remédio natural para combater os gases intestinais. O funcho é uma planta medicinal que facilita o processo de digestão e previne a fermentação dos alimentos no intestino grosso. Além de mastigar as sementes da planta, outra opção é preparar uma infusão, colocando as sementes de funcho em uma xícara de água quente.

Mulheres no período de gravidez ou lactação devem consultar o médico antes de fazer uso deste remédio natural.

Probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos encontrados em alimentos como queijos e iogurtes, por exemplo. Além de fortalecer o sistema imune, os probióticos mantêm o funcionamento correto do intestino e o todo o sistema digestivo saudável. Manter o intestino saudável é muito importante para acumular menos gases.

Estes micro-organismos podem ser consumidos diariamente na forma de suplementos ou iogurtes com culturas ativas.

Outras dicas

Além dos remédios caseiros citados, existem algumas dicas úteis para evitar o acúmulo de gases e seus consequentes incômodos:

  • Evitar as comidas que causam gases;
  • Comer e beber devagar para engolir menos ar;
  • Aumentar a ingestão de fibras e líquidos, que melhoram o funcionamento do intestino.

Veja mais!