Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Quem nunca sentiu uma dor de ouvido incômoda? Essa dor é muito comum, principalmente em crianças pequenas. Isso, no entanto, merece uma atenção grande, pois a automedicação pode trazer problemas mais sérios. Os tratamentos naturais, no entanto, acabam contribuindo com o alívio da dor de forma mais segura, não excluindo, é claro, a orientação médica, essencial em qualquer caso de afecções de saúde.

Normalmente essas dores são provenientes de resfriados ou dores de garganta, ou ainda simplesmente por assoar o nariz. Os líquidos acabam, nestes casos, acumulando-se nas trompas de Eustáquio, onde pressiona o ouvido causando a do e o desconforto.

Tratamentos

Como dissemos anteriormente, nenhum dos tratamentos listados exclui o tratamento indicado por seu médico. Confira a nossa lista de medicamentos naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas e dores.

Remédios naturais para dor de ouvido

Foto: Reprodução

Alho e azeite

O tratamento feito com alho e azeite é eficaz devido às propriedades antibióticas e anti-inflamatórias do alho. Além disso, o óleo aquecido lubrifica o canal e ajuda a diminuir a dor. Para preparar, use uma colher de sopa de óleo de amêndoas ou azeite de oliva e um dente de alho. Esmague o alho e coloque em uma colher. Complete o conteúdo da colher com azeite e aqueça no fogão. Embebede o algodão com a mistura e espere amornar. Coloque a bolinha de algodão – espremendo o excesso antes – no ouvido, mas sem pressionar.

Gengibre

O gengibre, assim como o alho, possui propriedades anti-inflamatórias, portanto é excelente para o tratamento de dores de ouvido, além de ser um excelente analgésico. Para preparar, aplique três gotas do sumo do gengibre no ouvido que está doendo e tampe com algodão.

Bolsa de água quente

Esquente uma determinada quantidade de água e coloque dentro de uma bolsa de água, apropriada para isso, vendida em farmácias. Enrole em uma toalha e apoie sobre a orelha com a ajuda de uma almofada. Esse tratamento natural é eficaz devido ao calor, que vai ajudar a aliviar das dores de ouvido, além de puxar a água que está lá.

Cebola

A cebola atua como um excelente antisséptico e antibacteriano, sendo dessa forma um ótimo medicamento natural para dores de ouvido. Para preparar esse medicamento, pique uma cebola fresca e coloque em um pano limpo. Amasse e então embrulhe, colocando sob a orelha deixando atuar por aproximadamente cinco minutos. É essencial, no entanto, que você repita o procedimento várias vezes ao dia.

Veja mais!