Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Um dos incômodos que podem ocorrer durante o período da gravidez é o aumento da flatulência, provocando sintomas como inchaço, cólicas, rigidez e desconforto abdominal. Logo no início da gravidez, há o aumento do hormônio progesterona, que relaxa os músculos, incluindo os do aparelho digestivo.

O relaxamento dos músculos provoca uma digestão mais lenta, fazendo com que os alimentos não sejam completamente digeridos pelas enzimas, o que facilita a produção de gás. Este problema piora no fim da gravidez, quando o útero preenche a maior parte do abdômen e exerce maior pressão sobre o intestino, retardando ainda mais a digestão e aumentando a sensação de inchaço e queimação.

Como evitar a flatulência na gravidez?

  • Consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia ajuda a eliminar os gases;
  • É importante evitar alimentos como feijão, ervilha, lentilha, brócolis, couve-flor e bebidas com gás, pois estes aumentam a produção de gases no intestino;
  • Fazer de 5 a 6 refeições pequenas ao dia em vez de poucas e grandes;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  • Usar roupas confortáveis e folgadas, que não apertem a região da barriga e cintura;
  • Tentar fazer pelo menos 20 minutos de atividade física diariamente, como uma pequena caminhada;
  • Excluir frituras e alimentos muito gordurosos do cardápio.
Remédios naturais para flatulência na gravidez

Foto: Reprodução

Remédios naturais para tratar flatulência

Geralmente, o médico obstreta prescreve o medicamento dimeticona para acabar com a flatulência, já que é inofensivo para a mulher grávida.

Existem também alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas do problema, mas lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento. Além dos gases, caso a mulher grávida sinta dores abdominais ou cólicas de um lado só, diarreia, prisão de ventre ou aumento de náuseas e vômitos, o médico obstetra deve ser consultado.

Confira a seguir alguns remédios naturais para tratar flatulência:

Chá de ervas

Ingredientes:

– ½ colher de chá de anis;
– ½ colher de chá de erva-cidreira;
– ½ colher de chá de alcarávia;
– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescente as ervas à xícara de água fervente e deixe repousar por 5 minutos, com o recipiente devidamente tampado. Quando estiver morno, basta coar e beber em seguida.

Carvão vegetal

O carvão vegetal, também conhecido como carvão ativado, é o resultado da queima incompleta de algumas plantas verdes e lenhosas. É um bom remédio natural para tratar flatulência porque contém microporos que absorvem as moléculas que formam os gases. Este remédio natural pode ser comprado nas farmácias.

Veja mais!