Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A rosácea é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de vermelhidão da face onde a pele fica irritada e inflamada. Agravada pelo excesso de frio ou calor, bebidas quentes, desequilíbrio nos hormônios, alimentos condimentados, estresse e álcool, sua causa pode ser diversificada em diversos organismos. Algumas pessoas podem ter surtos decorrentes apenas de um desequilíbrio hormonal, por exemplo, enquanto outras tem suas crises desencadeadas apenas pelo calor excessivo.

Remédios naturais para rosácea

Foto: Reprodução

A National Rosacea Society demonstrou em pesquisa, que 75% das pessoas que sofrem com este problema, sentem a sua auto-estima diminuir fortemente quando passam por crises, além de, inclusive, sentir impactos causados em suas carreiras profissionais. A doença acomete em maior parte as mulheres, principalmente na faixa dos 30 anos de idade. O ideal, para quem tem problemas com essa doença, é descobrir a causa principal responsável pela inflamação e evitá-la.

Medicamentos naturais

Em alguns casos, no entanto, é difícil evitar as causas, quando se trata do calor, por exemplo. Por isso, hoje separamos alguns remédios caseiros que podem ser usados para amenizar a inflamação e para tratar a rosácea.

Pepino

Caso você tenha rosácea ocular, o melhor remédio natural é o pepino, que colocado sobre os olhos, ajuda a amenizar a inflamação e controlar a sensibilidade.

Aloe vera

O tratamento feito com aloe vera, tem ação regeneradora, antioxidante, hidratante e cicatrizante, não causando efeitos colaterais na pele. Para preparar, use uma folha de aloe vera e um recipiente para armazenar sua seiva. Corte a folha e deixe a resina escorrer da planta. Em seguida, com a ajuda de uma faca, corte toda a casca verde, deixando apenas o conteúdo do interior, a seiva. Tendo feito isso, lave o seu rosto e aplique a seiva de aloe vera sobre a lesão.

Água de rosas

A água de rosas possui propriedades antissépticas, ajudando no tratamento de rosácea. Para preparar o medicamento, use as pétalas de uma rosa e meia para cada litro de água. Em um recipiente, coloque as pétalas e a água, e leve ao fogo até ferver. Aguarde até a mistura esfriar, coe e guarde na geladeira em um recipiente de vidro bem tampado. Aplique na pele do rosto diariamente de manhã e à noite. Durante crises, aplique sempre depois de lavar o rosto.

O que mais posso fazer para amenizar?

Um dos principais passos que deve ser seguido, PE a mudança na alimentação. Alguns alimentos podem ajudar a fortificar o seu corpo com nutrientes necessários, de forma a melhorar o sistema imunológico, que passará a combater o mal de forma mais eficaz. Além disso, evite o consumo de açúcar e grãos, isso reduz a sensibilidade à insulina, e melhora a saúde de uma forma geral. Elimine a gordura trans de sua alimentação, assim como alimentos processados, pois esses contêm ômega 6, mais concentrado na pele. O consumo acaba saturando o nível de ômega 6 no organismo, predispondo o risco de rosácea e câncer de pele.

O sol pode ser um potencializador da rosácea, mas é essencial para melhorar os níveis de vitamina D, por isso exponha-se à ele apenas nos horários em que o sol afeta menos a pele. A prática de exercícios – lembrando-se sempre de tomar cuidado com o sol – estimula o sistema imunológico, e deve ser constante, pois traz melhorias notáveis ao corpo.

É importante, no entanto, que você procure um médico dermatologista que irá fornecer informações e esclarecimentos sobre a doença e o tratamento.

Veja mais!