Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A candidíase intestinal é uma doença infecciosa que ocorre quando há um desequilíbrio na flora intestinal, provocando a proliferação do fungo Candida albicans. Este fungo normalmente reside na flora intestinal, mas o problema acontece quando há o desequilíbrio e o seu exagerado aumento, gerando sintomas como cansaço, diarreia e frequentes infecções. As causas do aparecimento desta doença geralmente estão relacionadas com o sistema imunológico enfraquecido.

Normalmente, o tratamento da doença é feito com o uso de antifúngicos e suplementos alimentares receitados por especialistas, mas existem alguns remédios naturais que podem auxiliar na cura do problema.

Sintomas da candidíase intestinal

A candidíase intestinal pode ser identificada pelos seguintes sintomas:

– Presença de pequenos resíduos esbranquiçados nas fezes;
– Quando a doença atinge o sistema sanguíneo podem surgir sinais e sintomas em outras regiões do corpo, como constipação, diarreia, cólicas, dores musculares, dores de cabeça, dificuldades digestivas, acne no adulto, fadiga crônica, dentre outros.

Para diagnosticar corretamente a candidíase intestinal é feito um exame de fezes, além da observação atenta dos sintomas provocados pela doença.

Remédios naturais para tratar candidíase intestinal

Foto: Reprodução

Remédios naturais para tratar candidíase intestinal

Confira a seguir algumas dicas de tratamentos naturais que podem ajudar na cura da doença.

Infusão de pau d’arco

A infusão de pau d’arco é um bom tratamento para candidíase porque facilita o trânsito intestinal e tem propriedade antifúngica que elimina o excesso de fungos no intestino.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de cascas de pau d’arco;
– 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Junte os ingredientes e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.

Água de alho

A água de alho auxilia no tratamento da candidíase intestinal porque possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Ingredientes:

– 5 dentes de alho;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Junte os ingredientes em uma panela e deixe repousar por 6 horas. Após este período, coe e beba de 3 a 4 xícaras ao dia. Outra boa dica é usar o óleo de alho em cápsulas, 3 vezes ao dia, ou incluir de 2 a 3 alhos crus nas refeições principais.

Além das receitas anteriores, também é muito importante limpar bem o sistema digestivo, ingerindo muita água e alimentos ricos em fibras. Aloe vera, maçã, cravo, ginseng e canela também são indicadas para auxiliar no tratamento contra a candidíase intestinal.

Veja mais!