Publicado por Redação

A tireoide é uma glândula indispensável para a saúde e que produz, armazena e libera hormônios na corrente sanguínea, que são responsáveis por controlar todo o metabolismo e homeostase do nosso corpo.

Por isso, é fundamental ter atenção redobrada com esta glândula e tratá-la quando necessário. Para isso, recomenda-se além dos tratamentos médicos usar remédios naturais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a tireoide tem “forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto)”.

Veja a seguir formas naturais e caseiras de tratar a tireoide por meio de chás.

Além de medicamentos é possível tratar a tireoide com remédios naturais

Tratamentos clínicos para tireoide também podem ser acompanhados de remédios naturais (Foto: depositphotos)

Remédios naturais caseiros para tratar tireoide

Chá de nogueira preta

Algumas receitas caseiras podem ajudar a diminuir os problemas da tireoide. Como por exemplo, o chá de nogueira preta. Rico em iodo, a infusão das folhas de nogueira preta vai estimular o melhor funcionamento da tireoide.

Chá de algas

Depois, vale um chá de algas, como a kombu ou o musgo da Irlanda. Essa mistura de água quente e as referidas algas, ajudam o metabolismo, pois estimulam a produção de hormônios e melhoram a circulação do sangue.

Veja também Quantidade certa de iodo ajuda no funcionamento da tireoide

Outras dicas para tratar da tireoide

Outras atividades comuns também auxiliam na manutenção da saúde da tiroide.

A primeira delas é fugir do sedentarismo e praticar algum exercício físico. Isso vai fazer com que o seu sangue circule mais e que os nutrientes fiquem mais tempo no organismo.

Entre as práticas recomendadas estão a caminhada, corrida, pedaladas e outros tipos de atividades que são consideradas de baixo impacto e para iniciantes.

Para aqueles que não podem fazer exercícios físicos, é recomendada algumas ações naturais como praticar ioga ou meditação.

Porém, antes de tomar qualquer remédio caseiro ou praticar qualquer atividade é importante que você procure uma orientação médica.

Busque sempre a orientação de profissionais especialistas.

A importância da tireoide

Sobre a importância da glândula, a SBEM afirma: “ela [a tireoide] age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo”.

Os principais sintomas de problemas na tireoide são o cansaço, rosto inchado ou sem cor e o aumento de peso excessivo e rápido.

Além disso também figuram a pele seca, a voz rouca, incômodos nas articulações, colesterol desregulado e, especialmente nas mulheres, muito sangue durante os dias de menstruação.

Além disso, enjoos, palpitações, irritabilidade, queda de cabelo e diarreia também podem indicar problemas na glândula.

Portanto, em caso de qualquer sintoma do tipo, busque a opinião de um médico e previna-se também com remédios naturais.

Veja mais!