Publicado por Redação

O amendoim é um oleaginoso rico em proteínas e outros nutrientes. Alguns deles são o folato e a vitamina E. O primeiro é ótimo para a saúde dos ossos e a segunda protege a pele atuando como antioxidante.

O ingrediente faz parte de inúmeras receitas, deliciosas. Hoje, vamos ensinar você a fazer um delicioso chá de amendoim.

De acordo com a nutricionista Priscila di Ciero, o amendoim “é uma das maiores fontes de resveratrol na dieta. O mesmo presente no vinho tinto e nas uvas escuras. Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto”.

Chá de amendoim

O chá de amendoim pode ser feito com leite condensado e canela

O chá de amendoim é grosso, como um caldo (Foto: depositphotos)

O chá de amendoim é saboroso e nutritivo, embora ele possa se tornar rico em calorias a depender dos seus ingredientes. A bebida deve ser tomada quente e é bem grossa, quase como um caldo. Aprenda a receita agora.

Receita do chá de amendoim

Ingredientes

  • 1 litro de leite;
  • 1 caixinha de 395 g de leite condensado;
  • 200 g de amendoim torrado;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de fazer

Coloque as 200 gramas de amendoim torrado no triturador ou liquidificador e reserve 100 gramas. O restante das outras 100 gramas misture com água e também reserve.

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Em seguida, em uma panela grande coloque o leite e a canela em pó. Quando estiver perto de ferver, baixe o fogo e acrescente a caixinha de leite condensado.

Mexa a mistura para que a mesma não grude no fundo da panela. Nesse momento, adicione 100 g do amendoim triturado e misture bem e depois adicione a outra parte que estava misturada à água. Deixe ferver por cinco minutos e o chá de amendoim estará pronto para ser servido.

Formas de consumir o amendoim

Além da pasta, o amendoim pode ser consumido in natura, torrado e em forma de paçoca

A pasta de amendoim é muito consumida com pão (Foto: depositphotos)

A amendoim é um produto bastante comercializado. Você pode encontrar as versões mais industrializadas em mercados e lojas do gênero, como também as versões mais naturais e ricas em nutrientes.

Amendoim torrado

O amendoim torrado é uma das melhores formas de consumir, principalmente os que não tem sal. De acordo com o blog da nutricionista Priscila di Ciero, o amendoim torrado “preserva todos os nutrientes da leguminosa, […] você pode até processar com óleo de coco e água e criar uma própria pasta de amendoim”.

Paçoca

A paçoca é um doce delicioso, mas que contém bastante açúcar e conservantes. Portanto, se for consumir prefira as paçocas lights e coma com moderação.

Amendoim in natura

Essa é a forma mais saudável de consumir o amendoim. A oleaginosa é cheia de nutrientes, principalmente a sua casca fina e vermelha. Se possível, consuma com ela. Mas, cuidado: o consumo exagerado leva ao aumento de peso por conta das calorias.

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Pé de moleque

Essa receita é uma delícia! Comum nas festas juninas, o hábito de consumir o pé de moleque vai muito além do São João. O segredo irresistível está em juntar o amendoim ao caramelo. Mas cuidado com a mistura que é muito calórica e contém bastante açúcar.

Amendoim japonês

O amendoim japonês vem dentro de uma casquinha dura, que também é comestível. O problema é que para conservar essa mistura, os fabricantes industriais utilizam bastante sódio, o que torna um perigo para quem tem pressão alta.

Perigos do amendoim

Para consumir o amendoim com tranquilidade vale prestar atenção no lote e validade da embalagem

O amendoim pode ser alérgico, principalmente para crianças (Foto: depositphotos)

Alergia

Apesar de ser um oleaginoso nutritivo, algumas pessoas têm alergias severas ao amendoim, chamada de anafilaxia. Isso pode causar até a morte quando consumido em maior quantidade do que o organismo da pessoa alérgica pode suportar.

As crianças são as maiores vítimas dessa alergia e precisam manter distância até mesmo do pó do alimento.

Durante uma crise alérgica, o indivíduo pode sentir coceira na pele, urticária, formigamento e náuseas, lábios ou rosto inchados, chiado no peito, diarreia, cólicas e vômitos.

Em casos mais graves, a pessoa pode ficar com garganta inchada, vias respiratórias contraídas, queda de pressão arterial, confusão mental e tontura.

Fungos

Além disso, o Governo Federal alerta que quando malconservado, o amendoim pode desenvolver um fungo que afeta a saúde.

O departamento de inspeção de produtos de origem vegetal do Ministério da Agricultura afirmou em matéria publicada pelo Canal Rural que cerca de 20% do nosso amendoim é comercializado sem os cuidados necessários, como informações sobre o fabricante.

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Precauções para o consumo do amendoim

Por isso, o órgão alerta: só consuma amendoim em embalagens que identifiquem o fornecedor e traga dados sobre o lote e validade. Verifique se a embalagem está corrompida e se há algum selo de inspeção de alguma entidade. Na dúvida, não arrisque, pois esse fungo pode causar até mesmo câncer de fígado.

Portanto, por mais saboroso e nutritivo que seja, prefira consumir o amendoim com origem comprovada e certifique-se de que nem você, nem as pessoas próximas têm alergia severa ao alimento.

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