Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Muitos brasileiros sofrem com a insônia, mas a medicina natural está aí para ajudar você a combater esse mal com o consumo de alimentos e de chás de ervas bem baratinhos e fáceis de ser encontrados.

O que é insônia

Saiba quais alimentos e chás combatem a insônia

Foto: Reprodução

A insônia é a dificuldade recorrente em conseguir dormir, ou permanecer dormindo pelo período de tempo recomendado, que é cerca de 8h para os adultos. Essa insônia pode ser temporária, aparecendo e permanecendo por poucos dias, ou crônica e se arrastar por vários meses. Nos dois casos os motivos de surgimento dela são os mesmos, são eles: ansiedade, depressão, estresse e efeito colateral de alguns medicamentos, como os usados para tratar a hipertensão e alergias em geral.

Alguns problemas de saúde como o refluxo e os que afetam diretamente o sistema respiratório também podem atrapalhar na hora de dormir, pois não permitem o relaxamento completo do corpo.

O que a insônia faz com o corpo

Com o passar dos dias as noites mal dormidas vão pesando nas pessoas que sofrem com insônia. A capacidade de concentração diminui e a memória começa a falhar em pequenas coisas, pois é durante o sono que nosso cérebro fixa as coisas que aprendeu durante o dia. O humor também é um dos setores afetados pela falta de sono: a pessoa tende a ficar levemente mal-humorada durante o dia.

Coma

Alguns alimentos possuem propriedades que ajudam você a relaxar e a conseguir dormir mais depressa, são eles:

  • Alface – Ele funciona no organismo como um sedativo natural. Além de comê-lo ao natural, o suco de talo de alface antes de dormir diariamente é uma boa opção.
  • Alho – Dois dentes de alho amassados e deixados de molho num copo com água durante seis horas é o suficiente para produzir um líquido poderoso no combate a insônia.
  • Cebola – A cebola também é amiga dos que não conseguem dormir. Tome uma xícara de caldo de uma cebola cozida uma hora antes de deitar, e comprove.
  • Maçã – Comer uma maçã perto da hora de dormir é bom para conseguir ter acesso a um sono tranquilo.
  • Maracujá – Esse todo mundo conhece, mas poucos sabem que comer o maracujá adoçado com mel antes de dormir é tão eficiente quanto tomar o suco.

Beba

Alguns chás também podem te ajudar a chegar à noite de sono tão desejada:

  • Camomila: O chá ajuda a acalmar. Tome uma xícara antes de dormir.
  • Capim Cidreira: Serve como relaxante e calmante. Tome uma xícara uma hora antes de ir para a cama.
  • Erva de São João: Além de calmante o chá dessa erva é um ótimo antidepressivo.

Veja mais!