Publicado por Redação

Você já parou para pensar que tão difícil quanto manter um estilo de vida saudável, é conseguir selecionar corretamente os alimentos do cardápio? Quando se trata de alimentos industrializados, eles já vêm prontos para serem consumidos, mas frutas, verduras e legumes possuem um ciclo de vida útil e de amadurecimento.

Felizmente, há uma série de detalhes que podem ser observados nesse tipo de produto para saber quando ele está pronto para o consumo ou até mesmo para saber como está o sabor do fruto ou do vegetal.

A banana talvez seja o melhor exemplo disso, já que basta olhar sua cor para saber quando está boa para o consumo. Se verde, ela ainda não está madura; se marrom, ela já passou do ponto de amadurecimento.

Escolher melancia pode ser complicado. Envolta por uma casca grossa, pode ser um mistério para alguns descobrir se a melancia está doce ou aguada; madura ou verde. Mas há uma série de detalhes no fruto que vão indicar qual o seu sabor.

Saiba qual é a forma correta de como escolher a melancia

Foto: depositphotos

Confira a seguir alguns dos seus benefícios e como escolher melancia de maneira correta no momento da compra:

Alguns benefícios desta fruta

De origem Africana, a melancia é conhecida principalmente por sua grande quantidade de água (cerca de 90% do fruto), e o seu grande deficit calórico, já que 100 gramas de sua polpa tem apenas 35 calorias. Graças a esses dois atributos, a melancia sempre está no cardápio daqueles que buscam perder peso ou fazer uma reeducação alimentar.

Além disso, ela também pode ser benéfica na prevenção e combate de doenças renais, gastrointestinais, relacionadas a pressão sanguínea e até mesmo o câncer. Para mais detalhes sobre a melancia, nós temos uma postagem dedicada a suas propriedades e benefícios.

Como escolher a melancia quando for comprar

1. Mancha amarela

Nenhuma melancia é completamente verde. Por vir de uma planta rasteira, a fruta sempre fica em contato com o chão e essa área acaba ficando com uma grande mancha, que não prejudica em nada o sabor dela.

Quando a melancia está madura, a cor da mancha varia entre um amarelo ou uma cor próxima ao laranja. Se a mancha estiver branca ou até mesmo se for inexistente, o fruto foi colhido muito cedo e não está muito saboroso.

2. Formato

Apesar de não significar que o sabor não está bom, o formato pode fazer toda a diferença de acordo com as preferências pessoais de cada um. Chamadas de “macho”, as melancias mais alongadas tem um sabor mais aguado, enquanto as “fêmeas”, que são frutos mais redondos, tem um sabor mais concentrado e doce.

3. Cabo

Uma outra maneira de se certificar que a fruta está madura é olhar como está a haste que a ligava a planta. Se ela estiver seca quer dizer que já está boa o suficiente para o consumo. Evite comprar melancias com hastes verdes.

4. “Estrias”

Já notou que algumas melancias possuem marcas em suas cascas que se assemelham à estrias ou feridas? É um ótimo sinal. Indica que abelhas tiveram contato com ela e que aquele fruto é muito doce.

Veja mais!