Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A sálvia, de nome científico Salvia officinalis, é uma das plantas medicinais mais utilizadas na medicina natural, sendo também conhecida como salva e salva-das-boticas. É uma planta pequena (alcança, no máximo, meio metro de altura), que possui muitos ramos e folhas de coloração azulada.

Além de ser utilizada na medicina natural, as folhas secas da sálvia são utilizadas para limpar o ambiente de energias negativas. De acordo com o conceito Ayurveda, acredita-se que esta planta é um incenso natural que protege o ambiente contra o negativismo.

A sálvia pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação. Saiba mais sobre as propriedades e os benefícios desta planta:

Propriedades da sálvia

Dentre as propriedades desta planta podemos destacar as seguintes:

  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória;
  • Ansiolítico natural;
  • Diurético;
  • Calmante;
  • Expectorante;
  • Antimicrobiana.
Sálvia - Os melhores benefícios da planta

Foto: Reprodução

Os benefícios e as indicações de uso da sálvia

Devido às suas propriedades, a sálvia é uma planta bastante poderosa para tratar diversas doenças, como o reumatismo e o cálculo renal. Esta planta também auxilia no tratamento de aftas, bronquite, catarro, gengivite, caspa, tosse, diarreia, diabetes e indigestão. A sálvia estimula a vesícula biliar, favorece o trânsito intestinal, melhora a digestão e, com isso, diminui a barriga. Por ser uma planta carminativa, a planta também ajuda a eliminar os gases intestinais.

O consumo de chá de sálvia ajuda a limpar as vias respiratórias, trata hemorroidas, cólicas, hemorragias menstruais e alivia os sintomas característicos da menopausa. Fazer uma compressa desta planta com água morna alivia a cefaleia, flatulências e a coceira provocada por picadas de insetos.

Como utilizar a sálvia?

A sálvia pode ser usada na sua forma natural, extrato ou óleo. O óleo de sálvia contém cânfora, cineol, alfa e beta-tujona, substâncias que auxiliam no tratamento de inchaços, úlceras e entorses. As partes utilizadas da sálvia são as suas folhas, flores e óleo essencial para o preparo de chás e infusões.

Modo de preparo do chá de sálvia

Adicione 2 colheres de sopa de folhas de sálvia em uma chaleira com um litro de água. Deixe no fogo até levantar fervura e, após isto, deixe tampado por 10 minutos. Coe e adoce a gosto.

Contraindicações e efeitos colaterais

A sálvia é contraindicada durante os períodos de gravidez, menstruação, aleitamento e para indivíduos com problemas renais. Os efeitos colaterais do uso desta planta podem incluir o aumento da pressão sanguínea e irritação da pele.

Veja mais!