Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O vegetal conhecido como pimentão tem um sabor levemente picante e é usado no preparo de alimentos quentes, ou ainda em saladas, como preferir. Além de ser bastante saboroso para os que gostam de seu sabor peculiar, é repleto de benefícios à saúde. Confira.

Propriedades

Por atuar como antioxidante graças à presença de vitamina C, vitamina A, carotenoides, flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos, os pimentões combatem o envelhecimento precoce, câncer, entre outras doenças, além de aumentar a ação do sistema imunológico. A ação como anti-inflamatório, por sua vez, ajuda na prevenção ao câncer, mas também contra outras doenças, protegendo inclusive o coração e reduzir os riscos de situações decorrentes da inflamação crônica, como é o caso da artrite, por exemplo.

A vitamina C – uma xícara de pimentão cru tem quase 200% do valor diário desse nutriente – traz muitos benefícios à saúde, porém o mais conhecido é o estímulo ao sistema imunológico, além de combater o estresse oxidativo.

Por combater às inflamações, ajuda a prevenir a inflamação crônica, que é um estimulante para as doenças cardíacas. Para os olhos, os pimentões ajudam a afastar as doenças relacionadas à idade com suas propriedades, como é o caso da vitamina C. Essa ajuda na prevenção contra a catarata.

Saúde: consuma pimentão e desfrute de vários benefícios

Foto: Pixabay

Por ter pouquíssimas calorias (uma xícara tem aproximadamente 45 calorias), ajuda no emagrecimento. Rico em capsaicina, ajuda a combater o diabetes, aliviar a dor, reduzir as inflamações e, de quebra, ainda ajuda a combater o colesterol ruim.

A vitamina E, presente em grandes quantidades no pimentão, ajuda na manutenção da pele e dos cabelos.

Os pimentões, independentemente da cor, são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, substâncias essenciais para a prevenção ao câncer. Por serem antioxidantes, previnem a ação dos radicais livres nas células, que é normalmente associado à formação do câncer, assim como a inflamação crônica.

Geleia de pimentão

Para preparar, você vai precisar de:

– 10 pimentões vermelhos

– 1 xícara de chá de vinagre de vinho branvco

– 1 xícara e meia de açúcar

– 1 pitada de sal

Retire a pele dos pimentões e corte-os em quadrados. Coloque em uma vasilha e deixe descansar em água por quatro horas. Em seguida, escorra reservando o suco que soltaram. Em um processador, ou liquidificador, coloque os pimentões mas não deixe que virem purê. Depois disso, leve ao fogo com vinagre, açúcar, sal e o suco reservado. Continue cozinhando até ficar com ponto de geleia.

Veja mais!