Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Natural dos Estados Unidos, o saw palmetto é uma palmeira pequena que possui hastes espinhosas que pendem da base das folhas e as bagas, partes utilizadas da planta, devem ser colhidas sempre no verão. Essa pequena palmeira cresce irregularmente. Também conhecida como serenoa e sabal, a planta da família Arecaceae e chega a alcançar os 4 metros de altura.

Saw palmetto - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades e aplicações

Usada como planta medicinal, a saw palmetto possui propriedades anti-inflamatórias, antiandrogênica e diurética. Seu uso é eficaz ainda para inibir o crescimento de células da próstata em caso de tumores benignos.

A planta pode ser usada para tratar os sintomas da hiperplasia da próstata, tumor benigno da próstata, postatite, problemas urinários, cistite, queda de cabelos, tosse, asma, eczema, ejaculação precoce e impotência sexual. Entre seus benefícios está ainda o alívio da micção noturna frequente, o aumento da libido, tratamento de rupturas do sistema urinário, aumento do jato urinário, inflamações no sistema genital, tanto feminino quanto masculino, entre outras indicações.

Sua composição química envolve ácidos graxos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido oleico, lípase, carotenos, arabinose, galactose, resina, cicloartenol, lupenona, lupeol, taninos, esteroides, flavonoides, polissacarídeos, beta-sitosterol e estigmasterol.

Como usar?

A planta saw palmetto pode ser usada na forma de loção após lavar e secar os cabelos, sendo aplicada nas áreas de calvice com uma massagem durante dois ou três minutos. Para fazer a massagem use movimentos circulares, pressionando os dedos suavemente sobre o couro cabeludo. Quando em cápsulas, a dose indicada é de uma ou duas cápsulas no café da manhã e no jantar.

Chá de saw palmetto

O chá é outra forma de uso dessa planta medicinal. Para prepará-lo, você deverá usar a proporção de uma colher de chá do saw palmetto para cada copo de água. Coloque o pó na água e misture bem até dissolver. A dose indicada de consumo é de dois copos ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O medicamento é contraindicado para gestantes e mulheres em período de lactação, além de pacientes que possuam hipersensibilidade à planta. Seus efeitos colaterais, apesar de raros, envolvem dores de estômago, alterações do paladar – sabor amargo, diarreia ou prisão de ventre, vômitos, náuseas e urticárias.

É importante sempre consultar um médico antes de fazer uso de medicamentos, mesmo que sejam plantas medicinais. O consumo dos medicamentos deve ser sempre feito na dose indicada pelo seu médico. Não faça a automedicação.

Veja mais!