Publicado por Redação

Tão eficiente quanto o bepantol para a hidratação da pele, a vaselina pode ser usada para as áreas mais ressecadas do corpo. Principalmente em tempos mais frios, como a época do inverno, o ressecamento e descamação da pele são bastante comuns, e podem causar desconforto, feridas, entre outros problemas.

A vaselina, então, tornou-se uma alternativa para aqueles que precisam manter a pele hidratada, além do produto ainda devolver a elasticidade e o aspecto natural da pele segundo Daniela Lemes, dermatologista e diretora médica da Slim Clinique no Rio de Janeiro. “A vaselina protege a pele formando uma barreira lipídica contra as agressões externas e o frio”, esclarece a especialista.

Existem muitos produtos no mercado de cosméticos que são feitos à base de vaselina, e estes são melhores que a vaselina pura, segundo a Dra. Daniela. Isso porque a vaselina hidrata e evita a perda de água da pele, enquanto o creme hidratante oferece a reposição. Com isso, um creme que tenha a vaselina, vai oferecer as duas funções fortificadas.

Se surpreenda com o poder hidratante da vaselina. Veja como usar

Foto: depositphotos

Para que serve a vaselina?

A vaselina é altamente indicada para ressecamentos drásticos, inclusive áreas com rachaduras, podendo ser usado também para pacientes que passam por problemas de ressecamento da pele devido a algumas doenças, como é o caso do diabetes e da tireoide.

Ao contrário do que muitos pensam, a hidratação não é feita somente por questões de estética, mas também é importante para manter a saúde. A pele, quando desidratada, pode ter como consequência a perda da elasticidade, assim como da função de proteção. Ao mantermos a pele hidratada, evitamos a probabilidade de irritações, já que estaremos mantendo e fortalecendo a barreira de proteção.

Como usar?

A forma mais indicada de uso é a aplicação de uma hidratação para, logo em seguida, passar a vaselina. Isso porque ela vai evitar a perda de água e fortalecer a hidratação. Pode ser usada não somente no corpo, mas também no rosto e, principalmente, em áreas do corpo onde o ressecamento é mais intenso, como é o caso das pernas, cotovelos, joelhos e calcanhares.

Bepantol ou vaselina?

Os dois produtos são amplamente usados para a hidratação da pele, mas possuem aplicações diferentes: enquanto a vaselina serve apenas para a proteção, o bepantol ainda fornece outros ativos, como é o caso da vitamina B5 e da lanolina.

Outras utilidades

A vaselina pode ser usada ainda para remoção de cílios postiços, desde que com cuidado para que o produto não entre nos olhos. Use um cotonete na base dos cílios para aplicação. Outra forma de uso é na remoção de maquiagem, hidratação das unhas e cutículas – passe antes de ir à manicure – e hidratação dos lábios.

Veja mais!