Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

É bastante comum passarmos pelo problema de coceiras nos olhos, já que estas manifestações podem acontecer por diversas razões.

A principal delas, entretanto, é a alergia. Quando nos deparamos com essa situação, costumamos ter como reação inicial esfregar os olhos usando os dedos.

Mas isso deve ser evitado, segundo especialistas, porque ao invés de melhorar pode acabar piorando o problema. Confira alguns medicamentos naturais que ajudam a aliviar as coceiras nos olhos.

Mas lembrem-se, as receitas não podem ser guardadas por mais de um dia pois nenhuma delas conta com conservantes naturais.

Seleção de remédios caseiros para coceiras nos olhos

Foto: depositphotos

Compressa fria

Quando há inflamação nos olhos, é essencial que, antes de mais nada, aplique-se gelo (com um pano) na área afetada com a pálpebra fechada. Além disso, os medicamentos que são de pingar nos olhos podem ser colocados na geladeira ou no congelador, ajudando a melhorar os efeitos.

Essa compressa pode ser feita também com algumas colheres de metal congeladas, que ajudam a contrair os vasos sanguíneos.

Rodelas de pepinos

As rodelas de pepinos, colocadas sobre as pálpebras já fechadas, ajuda a reduzir a inflamação e têm ação calmante, aliviando não só as alergias, como também as irritações que, juntas, formam as duas principais causas das coceiras nos olhos.

Corte duas rodelas de pepino e deixe de molho em um copo de água fria com gelo por cerca de dez minutos. Ao notar que estão bem geladas, feche os olhos e aplique durante cinco minutos nas pálpebras.

Saquinhos de chá

Os saquinhos de chá contam com muitas propriedades e, entre elas, a ação bacteriana que ajuda a combater as infecções com origem bactericida. Eles têm, também, ação anti-inflamatória. Coloque um saquinho de chá verde ou preto úmido sobre o olho afetado.

Ulmeiro

Trata-se de uma planta medicinal cuja infusão pode ser usada embebida em algodão na região afetada. Tem propriedades adstringentes e ajuda a combater o inchaço na região.

Suco de aloe vera

Remédio natural contra a inflamação e os incômodos nos olhos, o aloe vera precisa ter o gel extraído e armazenado no congelador. Depois, quando estiver completamente gelado, misture com água fria, embeba um algodão e aplique sobre o olho.

Óleo de rícino

Ajuda a reduzir o inchaço nos olhos, a coceira e a irritação.

Batata

Com propriedades adstringentes e anti-inflamatórias, as batatas ajudam a refrescar e desinflamar os olhos. Para este fim, rale uma batata e coloque sobre o olho do paciente, aquele que está afetado.

Veja mais!