Publicado por Redação

Nativa de regiões tropicais das Américas, principalmente México e países da America Central, o mamão é uma fruta popular não apenas por seu sabor doce, mas também por ser um fruto com muita água, o que além de hidratar o corpo, ainda ajuda quem o consome, a se refrescar.

Assim como a maioria das frutas, normalmente se consome apenas a polpa, no caso do mamão, toda a parte laranja de seu interior, porém, as suas sementes que geralmente são jogadas fora, possuem vários benefícios para a saúde humana, podendo inclusive ser um remédio natural para algumas enfermidades. Conheça mais sobre os benefícios que elas podem trazer.

Sementes do mamão

Sementes de mamão podem trazer benefícios incríveis para o seu corpo

Foto: depositphotos

Normalmente descartadas, as sementes de mamão são uma grande fonte de fibras, vitaminas (A,C,E e K) e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio; elas podem ser muito benéficas para melhorar a circulação sanguínea, agem como reguladores intestinais, protegem os rins da insuficiência renal, ajudam a desintoxicar o fígado evitando doenças hepáticas e pode até mesmo evitar o câncer.

Mas um fato sobre a semente do mamão que poucas pessoas conhecem é que ela pode ser um poderoso remédio caseiro para tratar verminoses e parasitoses gastrointestinais.

Isso se dá por elas serem uma grande fonte de uma enzima chamada papaína, que age fortalecendo a proteção dos órgãos do sistema gástrico, tornando-os num ambiente pouco propício para o aparecimento e sobrevivência de vermes e parasitas.

Além disso, as sementes possuem outra substância chamada carpaína, que é capaz de exterminar vermes e amebas.

Consumo

Muitas pessoas consomem as sementes in natura, assim que são retiradas de dentro do fruto. Há também quem as utilize como condimento já que, quando secas e moídas, elas possuem um sabor semelhante ao da pimenta. Por ter um sabor levemente amargo, não é recomendado que seja usada em sucos ou vitaminas.

Elas podem ser usadas também como ingrediente em molhos ou sopas. Confira a seguir uma deliciosa receita de molho de salada usando as sementes de mamão que vão fortalecer o seu sistema gástrico:

Molho de semente de mamão

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de sementes de mamão;
  • 1/4 de um copo de mamão;
  • 1/4 de um copo de cebola;
  • 1/4 de um copo de coentro;
  • 1 dente de alho;
  • 5 colheres (de chá) de gengibre;
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (de chá) de mel;
  • 1/4 de um copo de azeite de oliva;
  • Meia colher (de chá) de sal.

Preparo

Com exceção do azeite, adicione todos os ingredientes dentro do liquidificador, processador ou outro recipiente para utilizar um mixer e bata tudo até que vire um líquido. Passe a mistura em um coador para retirar todos os resquícios sólidos e coloque o molho para bater novamente e vá adicionando o azeite aos poucos, para que a mistura fique o mais homogênea possível.

O molho para salada pode ser armazenado em um recipiente fechado e guardado dentro da geladeira por até uma semana.

Veja mais!