Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A siriguela (Spondias purpurea), também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo. A planta é também encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes. Ainda pouco conhecida, a siriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.

Siriguela - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O fruto possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Os frutos possuem uma fina película, de cor verde, amarela ou vermelha, dependendo da fase de maturação e a camada de polpa é fina, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. O fruto da siriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da siriguela é bastante doce.

Propriedades e benefícios à saúde

A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade. A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na siriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.

A siriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.

Modos de consumir

O consumo da siriguela pode ser feito de diversas formas, desde fresca em sua versão natural, até na fabricação de sucos, sorvetes e doces.

Veja mais!