Publicado por Redação

Adequar a dieta às necessidades do corpo é uma vantagem que pode ser sentida no dia a dia, a partir do próprio bem-estar. Quando há a possibilidade de seguir essa dieta sem abrir mão do sabor, tudo fica ainda mais prazeroso. Para isso, uma infinidade de receitas está disponível, basta você cair em campo e procurar algumas.

Para poupar esse trabalho, aí vai uma sugestão do Fitoterapeuta Naturopata André Resende, que ensina a fazer um delicioso bolo de maracujá. Porém, esse não é um bolo comum, ele vem cheio de benefícios para saúde, já que um dos ingredientes utilizados é o maracujá, como o próprio nome já sugere.

Através dele, que na receita é usado na forma de polpa e farinha da casca da fruta, muitos benefícios podem ser agregados a saúde. Antes de conhecer a receita de fato, o que você acha de começar conhecendo um pouco mais sobre as vantagens de incluir a fruta na sua dieta?

Sobremesa: Veja como fazer um delicioso bolo de maracujá

Foto: depositphotos

Benefícios do maracujá para a saúde

O maracujá contém uma grande quantidade de antioxidantes que contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamação. Entre os nutrientes presentes na fruta ainda podem ser destacados a alta concentração de vitaminas do complexo A, B e C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre, fibras e proteínas.

O uso regular da fruta na dieta diária pode trazer muitos outros benefícios para a saúde, a exemplo do controle da pressão arterial, saúde dos olhos, aumento da produção de sangue, aumento da imunidade, manutenção da saúde cardiovascular e relaxamento do sistema nervoso.

Já em relação à casca do maracujá, também presente na receita na forma de farinha, ela é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, pode fazer bem para o processo de emagrecimento e ainda previne e controla a diabete. A fruta também é conhecida pelas suas propriedades calmantes, aliviando o estresse e melhorando o sono.

Bolo com farinha de casca de maracujá

Ingredientes

-1 xícara de farinha de casca de maracujá;
-1 copo de polpa de maracujá;
-1 copo de adoçante culinário ou açúcar;
-4 colheres (de sopa) de margarina;
-4 ovos;
-1 copo de leite;
– 2 xícaras de farinha de trigo peneirada;
-1 colher (de sopa) de fermento;
– Meia colher (de café) de sal.

Modo de preparo

Para iniciar o processo de preparação da sobremesa, coloque no liquidificador o leite, ovos e bata. Passe a polpa de maracujá pela peneira e também a farinha de trigo.

Ainda no liquidificador, acrescente junto ao leite e ovos, a margarina, a farinha de trigo e a farinha de casca de maracujá. Bata e vá alternando com a polpa do maracujá. Logo depois, acrescente os demais ingredientes: fermento e sal. Bata mais um pouco e reserve.

Depois da mistura pronta no liquidificador, separe uma forma redonda e unte-a com um pouco de margarina. Leve para assar em forno quente (por volta de 240°). Para saber o ponto ideal, basta furar o bolo com um palito de madeira ou um garfo. O ponto certo é quando o objeto usado sair sequinho. Depois de tirá-lo do forno, espere esfriar e sirva esse delicioso bolo.

Veja mais!