Publicado por Redação

Você já imaginou perder peso com a sopa detox para emagrecer? Neste post você vai descobrir que isso é possível e ainda vai conseguir várias receitas para variar o cardápio da semana.

Em primeiro lugar é importante saber o que significa detox. Esse é um termo em inglês para desintoxicação, ou seja, são alimentos que ajudam a eliminar toxinas e outros materiais prejudiciais ao corpo.

Dessa forma, as receitas detox são baseadas em alimentos naturais, ricos em fibras e vitaminas que ajudam o corpo a eliminar tudo de ruim que consumimos sem perceber. No clima frio, ou mesmo para o jantar, as sopas são uma boa pedida.

O melhor de tudo é que é possível preparar uma sopa detox fácil, rápida e com poucos ingredientes. Essas sopas além de deliciosas são nutritivas e não vão pesar no estômago.

Aqui nós vamos dar diversas receitas de sopa que você pode fazer no dia a dia. Elas levam diversos ingredientes fáceis de serem encontrados como cenoura, inhame e até mesmo uma mistura de vários legumes. Continua lendo para conferir tudo.

Receitas de sopa detox para emagrecer

Trouxemos aqui várias receitas fáceis e rápidas que você pode fazer em casa e mudar um pouco o cardápio.

Uma dica importante, sempre prefira alimentos frescos, que são mais ricos nutricionalmente e os da época, que tendem a ser mais saborosos e a terem menos pesticidas usados para o cultivo.

Tigela com sopa

As receitas detox são baseadas em alimentos naturais, ricos em fibras e vitaminas (Foto: depositphotos)

Evite também grãos como o feijão, a ervilha e a soja bem como massas. Pois esses ingredientes podem fazer com que a sopa fique pesada e mais calórica.

Sopa de legumes

Essa sopa detox é saborosa, leve e pode ser consumida por todos, inclusive veganos, já que não leva nenhum ingrediente de origem animal. Para prepará-la é importante separar os legumes frescos e limpá-los bem antes do uso.

Essa receita leva 2 xícaras de rúcula picada, 2 colheres (de sopa) de manjericão, 1 cebola pequena ralada e 2 inhames médios cortados em cubinhos. Também é preciso de 2 cenouras médias e 2 tomates sem a pele e 1 xícara de abobrinha cortada em cubos.

Por fim, 3 dentes de alho, água fervente, uma colher (de sopa) de azeite de oliva e linhaça, pimenta rosa e gergelim a gosto para finalizar o prato.

Com todos os ingredientes em mãos é a hora de começar o preparo. Em primeiro lugar você irá precisar refogar a cebola e o alho com o azeite até que eles estejam transparentes. Logo depois acrescente o tomate, a cenoura, o inhame e a abobrinha. Deixe tudo refogar por alguns minutos e acrescente a água quente até que cubra todos os vegetais.

Tampe a panela e deixe a sopa cozinhar em fogo baixo até que todos os vegetais fiquem bem macios. Retire do fogo e espere esfriar um pouco. Logo depois bata tudo no liquidificador e sirva com a rúcula, o gergelim, a linhaça e a pimenta rosa.

Veja também: Receita, calorias e benefícios da sopa verde detox

Sopa com inhame

Essa sopa além de ser nutritiva dá ainda mais saciedade. Para fazê-la, você irá precisar apenas de 5 inhames médios, 1 xícara de espinafre cortado bem pequeno, 1 cebola, 1 colher (de chá) de gengibre descascado e cortado em cubinhos. Por fim é necessário também 2 dentes de alho, 2 colheres (de sopa) de linhaça dourada, 200 ml de água e 1 colher de sal, tomilho e alecrim.

O modo de preparo dessa sopa é bem simples. Você vai ter apenas que refogar o alho, o gengibre e a cebola em uma panela e acrescentar o inhame descascado. Deixe cozinhar até que ele fique bem macio e amasse na própria panela.

Logo depois adicione os temperos e o espinafre e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Por último acrescente a linhaça e sirva ainda quente.

Sopa detox verde

Essa receita tem uma cor bonita e é extremamente rica em nutrientes, como vitaminas e minerais. O melhor é que ela é saborosa e possui poucas calorias, sendo assim é ideal para quem não quer fazer uma refeição pesada.

Os ingredientes necessários para o preparo são: meio maço dos seguintes vegetais: espinafre, salsão, escarola, salsa e acelga. Fora isso você precisa também de meia abóbora japonesa, 1 beterraba, 1 abobrinha, 1 chuchu e 1 dente de alho picado.

O restante dos ingredientes são 2 colheres (de chá) rasas de sal, 1 colher de azeite de oliva, 1 litro de água e pimenta do reino a gosto para temperar. Em primeiro lugar você precisa refogar o alho no azeite até que ele fique dourado.

Logo depois adicione os outros ingredientes a água e deixe cozinhar até que tudo fique bem macio. Por fim, espere esfriar um pouco e bata tudo em um liquidificador. Você pode adicionar um pouco mais de pimenta na hora de servir.

Sopa de cenoura

Essa sopa detox leva cenoura, couve e pimentão e é ótima para adicionar mais sabor ao cardápio. Para o preparo você irá precisar de 1 colher de azeite de oliva, 3 dentes de alho moídos e 1 cebola média picada em cubinhos pequenos.

É necessário também 1 cenoura grande sem a casca, 1 talos de aipo fatiados e 1 pimentão vermelho em cubinhos. Você precisa também de 4 xícaras de caldo de legumes, um pouco de orégano, manjericão e tomilho. Além disso 1 colher (de chá) rasa de sal, 4  xícaras de couve picadas sem o talo e um punhado de salsinha fresca.

Para o preparo é preciso em primeiro lugar refogar a cebola, a cenoura e o aipo com o azeite. Deixe no fogo médio até que a cebola fique transparente. Logo em seguida adicione o alho e o pimentão e deixe que fiquem macios.

Após isso coloque o caldo e acrescente o sal e deixe cozinhar por 25 minutos após levantar fervura. Passado esse tempo coloque a couve, os temperos e deixe por mais 5 minutos. Na hora de servir coloque um pouco de salsinha por cima.

Sopa de repolho

Mais uma receita de sopa leve e saborosa, perfeita para os dias mais frios. Para esta receita você irá precisar de 1 xícara (de chá) de repolho verde picadinho e 2 folhas de couve cortadas em tiras bem finas.

Também será preciso um punhado de salsinha picada, 1 colher (de sopa) de gengibre ralado e 2 xícaras de brócolis ninja e couve flor. Esses dois últimos é preciso separar em pequenos buquês.

Reserve também uma colher de óleo de coco, 2 talos de salsão, 1 chuchu em cubinhos, 2 dentes de alho e 1 cebola pequena ralada. Por fim é necessário sal e pimenta do reino a gosto e água fervente.

O modo de preparo é o seguinte. Em primeiro lugar refogue em uma panela o alho, a cebola, o gengibre e o salsão. Tudo isso no óleo de coco até que estejam translúcidos. Logo depois junte o repolho, salsinha, as duas couve, o brócolis e o chuchu. Acrescente água quente até que todos os ingredientes estejam cobertos e deixe cozinhar.

Quando os ingredientes estiverem macios, mas ainda meio firmes, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Por último bata tudo no liquidificador e volte para a panela para esquentar. Nesse momento acrescente o sal e a pimenta a gosto.

Sopa detox com frango

Mesmo as sopas detox dando preferência para alimentos de origem vegetal, carnes magras também podem ser adicionadas para dar mais sabor a preparação. Para isso escolha sempre cortes com pouca gordura de animais como o frango.

Nessa receita será usado um peito de frango, sem a pele. Fora isso serão usados 1 xícara de repolho, 1 talo de aipo, 6 tomates grandes e sal e pimenta a gosto.

O modo de preparo é bem simples. Basta colocar todos os ingredientes em uma panela e cobrir com água ou caldo de legumes. Lembre-se, evite caldos artificiais e prefira sempre preparar em casa. Quando todos os ingredientes estiverem macios bata tudo em um liquidificador e acrescente o sal e a pimenta.

Na hora de servir você pode acrescentar um pouco de salsinha picada para adicionar um pouco de frescor.

Veja também: Aprenda receita da sopa livre de calorias que ajuda a emagrecer

O que é sopa detox e para que serve

As sopas detox são alimentos preparados inteiramente com ingredientes naturais, sempre dando preferência aos vegetais. Essas receitas servem para nutrir o organismo de maneira natural e ajudar na liberação de todas as toxinas. Isso serve porque elas não sobrecarregam o fígado e o intestino delgado.

O fígado libera substâncias que são capazes de digerir a gordura e que auxiliam na absorção de vitaminas e minerais. Enquanto o intestino delgado funciona absorvendo todos os nutrientes benefícios e descartando o que não é necessário para o corpo.

Com uma alimentação pobre em nutrientes, esses órgãos acabam ficando sobrecarregados. Dessa maneira não conseguem cumprir suas funções corretamente. Nesse ponto entra a importância do consumo de alimentos detox. Mas afinal, o que é detox?

Panela de barro com sopa

As sopas detox são feitas com tubérculos, vegetais, hortaliças e legumes (Foto: depositphotos)

Como já foi falado, alimentos detox são os que são ricos em nutrientes que auxiliam o corpo a se livrar de toxinas, gordura e outras substâncias que fazem mal. Essas substâncias estão muitas vezes presentes em alimentos que consumimos diariamente como industrializados e gorduras.

A longo prazo elas podem causar diversos problemas, que vão desde o acúmulo de gordura até problemas mais sérios. Um outro problema causado por isso é a retenção de líquido, que faz parecer que você estar com sobrepeso.

Essas sopas então auxiliam na perda de peso de maneira saudável. Além disso, colaboram com a função de absorver todos os nutrientes essenciais e mantêm o organismo funcionando bem. Outro fator importante é que essas sopas detox são leves e podem muito bem serem consumidas na janta, já que não vão deixar com a sensação de estufamento.

Benefícios para o corpo

Os benefícios de adicionar as sopas detox na dieta são inúmeros. O principal deles é que o alimento ajuda o corpo a eliminar as toxinas e o excesso de sal, açúcares e gordura que ficam no sangue.

Outro benefício do alimento é que ele tem poucas calorias, baixo teor de gordura e ainda por cima possui todos os nutrientes necessários para a manutenção do corpo. Tudo isso com alimentos naturais e saborosos.

Por fim, essas sopas são ótimas para serem consumidas não só no inverno mas em todas as épocas do ano. Isso acontece porque elas são nutritivas e leves. Portanto não irão pesar no estômago, podendo ser consumidas livremente durante a noite.

Ajuda mesmo a emagrecer?

As sopas detox são aliadas e coadjuvantes e não protagonistas no processo de emagrecimento saudável. Isso significa que você não pode fazer uma dieta baseada apenas nesses alimentos para conseguir emagrecer. 

Caso faça isso irá sim perder peso, mas de uma maneira não saudável e estará colocando em risco a sua saúde. Portanto o consumo dessas sopas não deve substituir as outras refeições do dia. Desse modo, o processo de perda de peso sempre deve vir em conjunto com a prática de exercícios físicos e uma mudança na alimentação.

Isso acontece já que não adianta incluir uma sopa detox na dieta e continuar a comer embutidos e outros industrializados de maneira constante. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas irão fazer não só com que você perca peso, mas também mantenha o corpo como você quis.

Veja também: Alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Além disso, vai fazer com que você fique mais saudável. Por isso, sempre procure um nutricionista antes de começar uma dieta e mantenha sempre uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais e saudáveis.

Cuidados com essa dieta

As sopas detox para emagrecer são bastante saudáveis, pois levam ingredientes ricos em nutrientes e com poucas calorias e gorduras. Porém, não devem substituir todas as refeições do dia. Uma vez que possuem baixa caloria, podem acabar desregulando o corpo.

Lembrando que para que tudo funcione de maneira correta o nosso organismo precisa estar em equilíbrio. Por isso, não exagere na quantidade de vezes que substitui o jantar por uma sopa detox e sempre mantenha uma alimentação saudável nas outras refeições do dia.

Veja mais!