Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A receita deste artigo leva melão e chá verde, dois produtos conhecidos pelas suas capacidades diuréticas. Frente a isso, pode-se dizer que esta sobremesa é uma excelente forma de eliminar a o líquido retido pelo organismo, proporcionando menos inchaço no corpo e eliminando a possibilidade de pressão arterial alta, um risco para quem já possui hipertensão.

Retenção de líquido: causas e sintomas

Esse problema é um alerta de que algo não está funcionando corretamente no organismo. A água, o sangue e outros fluídos existentes no corpo precisam existir de forma equilibrada, evitando problemas desse tipo. Quando ocorrem desequilíbrios como as variações de pressão sanguínea, de quantidade de proteínas e de sais minerais no sangue, surgem os edemas da retenção. Além disso, outros fatores que levam o surgimento desse problema podem ser: doenças cardíacas, hepáticas ou renais, doenças da tireoide, alguns remédios, como alguns anti-hipertensivos etc.

O sintoma clássico da retenção de líquido é o inchaço em algumas partes do corpo, como as pernas e costas de pessoas que passam muito tempo deitadas. Ou em regiões que sofrem mais com a força da gravidade.

Receita de sorvete diurético

Sorvete benéfico para tratar a retenção de líquidos

Foto: Pixabay

Ingredientes:

  • 4 colheres (de chá) de suco de limão;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 2 saquinhos de chá verde;
  • 1 xícara de melão picado;
  • 1 pedaço de gengibre fresco descascado;
  • Meia xícara de água de coco.

Modo de preparo e consumo ideal

A forma de preparar o sorvete é muito simples, basta seguir alguns passos e você terá uma sobremesa saborosa, saudável e nutritiva. Comece partindo o gengibre em pedaços ainda menores e leve ao fogo juntamente com a água. Deixe ferver por até três minutos e depois retire. Ainda com o líquido quente é hora de adicionar os sachês de chá verde e tampar o recipiente. O ideal é aguardar por, aproximadamente, cinco minutos.

Após o tempo determinado, tire os saquinhos do chá verde e coe os pedaços de gengibre. Em seguida, adicione à infusão o mel e o suco de limão. Misture esses ingredientes com o auxílio de uma colher e deixe descansar. Enquanto isso, bata no liquidificador o melão e a água de coco. Quando este estiver na consistência de uma papa, combine com o chá.

Divida o sorvete em seis formas de picolé e leve ao congelador por até seis horas para dar o tempo de congelar. O ideal é consumir apenas um diariamente e, de preferência, durante o dia, pois no final da tarde ou à noite, pode acabar atrapalhando o sono, haja vista que entre os ingredientes encontra-se o chá verde. Se combinar o sorvete e a ingestão de até dois litros de água no dia, os efeitos são ainda mais notáveis.

Veja mais!