Publicado por Redação

Você sabe para que o suco de beterraba com laranja serve ? Nesse post você vai descobrir todos os benefícios que essa bebida poderosa traz para o corpo.

Todos os dias são feitas inúmeras descobertas sobre alimentos que fazem bem para o organismo. O suco de beterraba com laranja, uma receita das vovós, é uma delas. Isso porque a bebida é rica em diversas vitaminas e minerais que são benéficos para o corpo. E o melhor de tudo: possuindo poucas calorias.

A bebida, também chamada de suco rosa, por conta da sua cor vibrante, pode ser feita apenas com a beterraba e laranja. É preciso lembrar que o vegetal deve estar cru, ou perderá grande parte dos seus nutrientes.

No entanto, é possível misturar outros ingredientes que potencializam os efeitos positivos do suco e só fazem bem para a saúde.

Aqui vamos falar sobre todos os benefícios dessa bebida e ainda mostrar cinco receitas, fáceis e rápidas, que você pode adicionar ao seu dia a dia.

Quais os benefícios da laranja e da beterraba para a saúde?

A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcares e diversos outros nutrientes essenciais para a saúde. Minerais como o ferro, sódio e potássio por exemplo, são encontrados em grandes quantidades no vegetal. Por esse motivo é bastante usada na alimentação para prevenir e tratar a anemia.

Copo com suco de beterraba e laranja

Esse suco, além de evitar anemia, previne contra a prisão de ventre (Foto: depositphotos)

No entanto, o vegetal tem mais propriedades benéficas do que isso, já que a beterraba também apresenta um alto teor de licopeno, uma substância presente em tomates, que ajuda a preservar a firmeza da pele.

Outro benefício da beterraba é o betacaroteno, a substância que dá a cor avermelhada. Essa substância também está presente em grande quantidades em vegetais como a cenoura e a abóbora e também em frutas como a laranja e o pêssego.

O betacaroteno é um poderoso antioxidante que protege o corpo contra a degeneração celular e se transforma em vitamina A quando digerido. Esse nutriente é essencial para a saúde da pele, olhos e cabelos. 

Por fim, a beterraba também ajuda na proteção de doenças cardiovasculares. Além de ajudar na perda de peso, já que possui bastante fibras e poucas calorias. Por possuir fibras é ideal para manter a saúde do intestino e prevenir a prisão de ventre.

Já as laranjas são velhas conhecidas por serem uma fonte rica em vitamina C, que auxilia a manter o sistema imunológico saudável. As laranjas também são ricas em potássio, cálcio e fósforo. Desse modo atuam no estímulo do sistema gastrointestinal, diminuição do colesterol e da pressão sanguínea.

E do suco que é feito com os dois?

Com todos esses benefícios individuais não é de se espantar que o suco de beterraba com laranja tenha tantos benefícios. Além da combinação desses que foram citados acima, pesquisas indicam que a bebida, quando consumida diariamente, ajuda a reduzir os riscos de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.

Veja tambémDê um up no seu imunológico com o suco de folhas de beterraba

Outro benefício comprovado por um estudo realizado na Grã-Bretanha e que aumentou a popularidade da bebida é o de que ele ajuda a aumentar em até 10% o desempenho físico.

Isso acontece porque a bebida é rica em nitrato, uma substância que ajuda a diminuir o consumo de oxigênio pelo corpo durante atividades físicas.

Dessa forma, é preciso mais esforço para demonstrar cansaço. Esse benefício também se estende para pessoas que possuem enfermidades respiratórias. Contudo, para que esse efeito seja notado é necessário fazer o consumo da bebida cerca de duas horas antes das atividades físicas.

Além disso a bebida melhora a recuperação muscular após a prática de exercícios físicos e a aparência das celulites. Isso acontece por causa dos efeitos anti-inflamatórios resultantes da combinação da fruta com o vegetal.

O suco rosa também é bastante benéfico quando consumido durante a gravidez, que ajuda a diminuir a pressão arterial e o colesterol ruim, ambos podem causar complicações graves durante o parto.

Por fim, o suco de beterraba com laranja é responsável por ajudar na diminuição do colesterol ruim e aumento da saciedade. Dessa forma, diminuindo a compulsão por comer e, consequentemente, a ingestão de calorias.

Quem pode tomar?

Não existem contraindicações a respeito de quem pode tomar o suco de beterraba com laranja. Dito isso, a bebida pode e deve ser consumida durante a gravidez e fase de amamentação, já que é rica em vitaminas e minerais e ainda ajuda a controlar a pressão arterial.

Crianças também podem ser beneficiadas com a bebida, principalmente por causa do fator de prevenção e tratamento contra a anemia. No entanto, pessoas diabéticas devem realizar o consumo com cautela, pois tanto a beterraba quanto a laranja são ricas em açúcares.

Por esse motivo, quando consumido em excesso o suco pode acarretar em um aumento nos níveis de glicose no sangue. Para evitar isso, é possível misturar o suco com sementes de linhaça, por exemplo, já que ela serve para diminuir a absorção da glicose pelo corpo.

Como preparar a bebida?

Para fazer o suco tradicional de beterraba com laranja é bem simples. Você irá precisar apenas de 4 laranjas, que podem ser do tipo pera ou bahia, e 1 beterraba pequena.

Antes de tudo, retire o sumo de todas as laranjas e reserve. Logo depois, descasque a beterraba e corte em pedaços pequenos e coloque em um liquidificador junto com o sumo das laranjas.

Bata bem e coe a bebida antes de consumir. Como os dois ingredientes possuem um nível de açúcar elevado não há a necessidade de adoçar. Você pode ainda adicionar gelo a mistura e bater para ficar mais refrescante.

Com essa receita como base é possível misturar com outros ingredientes e turbinar ainda mais a sua bebida. Pode ficar tranquilo que o gosto da laranja irá sobressair e até mesmo as crianças irão gostar. Confira outras quatro receitas de suco de beterraba com laranja.

Beterraba, laranja e cenoura

A cenoura também possui grandes quantidades de betacaroteno, benéficos para a saúde dos olhos e da pele. Quando combinada com a beterraba o resultado é uma bebida energética, saudável e pouco calórica.

Copos com sumo da laranja, beterraba e cenoura

Combinar a beterraba, a laranja e a cenoura em um suco reforça a imunidade (Foto: depositphotos)

O modo de preparo é bem simples, basta preparar o suco de 2 laranjas, descascar e cortar meia beterraba pequena em cubinhos, descascar e cortar 1 cenoura e meio copo de água.

Com isso em mãos, é preciso apenas bater bem no liquidificador até que a mistura esteja homogênea e coar. O ideal é consumir logo depois de pronto e não precisa adoçar.

Suco de beterraba, laranja e maçã

A maçã é rica em uma substância chamada pectina. Essa substância ajuda no controle da glicemia e pode ajudar os diabéticos que desejem consumir o suco de beterraba com laranja.

Além disso, a fruta é rica em fibras, ajuda a diminuir os riscos de acidentes vasculares cerebrais e contém anti-inflamatórios e cicatrizantes naturais.

Para preparar esse suco será preciso apenas do suco de 4 laranjas, 1 beterraba pequena descascada e cortada em pedaços e meia maçã com a casca. Bata todos os ingredientes em um liquidificador, coe e estará pronto para beber.

Esse suco é ótimo pois, graças a grande quantidade de fibras, aumenta a sensação de saciedade. Com o benefício de ser rico em vitaminas e minerais.

Veja também: Consumir o bagaço da laranja também faz bem à saúde

Beterraba, laranja e gengibre

O gengibre é conhecido por ajudar na manutenção do sistema imunológico e ser um alimento termogênico, ou seja, ajuda na queima de gordura do corpo. Por isso esse suco é perfeito para quem pratica atividades físicas e busca emagrecer com saúde. O melhor de tudo é que é refrescante e delicioso.

Para o preparo você irá precisar de 2 copos de suco de laranja puro, meia beterraba sem casca e cortada em cubinhos e cerca de 1 centímetro de gengibre. Caso não encontre o fresco, é possível substituir por meia colher (de chá) de gengibre em pó.

Bata bem todos os ingredientes em um liquidificador com gelo, coe e o suco estará pronto para beber.

Beterraba, laranja e linhaça

A linhaça é uma semente rica em ômegas 3 e 6 e ainda ajuda na perda de peso e diminuição dos índices de glicose no sangue. Por causa disso, diabéticos podem adicioná-la ao suco de beterraba com laranja para diminuir os riscos do consumo. A boa notícia é que ela não interfere no sabor da bebida.

Para preparar é bastante simples, sendo necessário apenas 1 copo de suco de laranja, 1 beterraba pequena sem a casca e 1 colher (de sopa) de sementes de linhaça. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem. Logo depois coe e sirva com gelo.

Assim como as outras receitas, essa não precisa ser adoçada já que os ingredientes possuem o açúcar natural.

Suco de beterraba com laranja serve para emagrecer?  

A resposta para esta pergunta é sim. O suco de laranja com beterraba ajuda na busca por perder peso com saúde. No entanto nada funciona como um milagre. Ou seja, não adianta consumir a bebida apenas um dia na semana e não praticar atividades físicas ou manter uma alimentação saudável.

Por esse motivo, sempre se deve aliar o consumo da bebida com a prática de exercícios e uma alimentação rica em nutrientes e livre de gorduras saturadas. Dessa maneira será possível perder peso com saúde.

Veja mais!