Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A graviola é uma fruta originária da região das Antilhas e sua árvore pode chegar aos 5 metros de altura, sendo de porte baixo. Produzida principalmente na região Nordeste do Brasil, a planta prefere climas úmidos e dá frutos durante todo o ano. De sabor suavemente adocicado, a graviola possui um formato oval, mas sem tamanho definido podendo chegar de um a seis quilos. Sua parte interna, comestível, é uma polpa branca e apresenta muitas sementes pretas.

Suco de graviola - Benéfico e refrescante!

Foto: Reprodução

Os benefícios e as propriedades do suco de graviola

Excelente opção para quem busca um estilo de vida saudável, a graviola apresenta muitas vitaminas e antioxidantes em sua composição. Rica em fibras, a fruta ajuda a regular o intestino eliminando inchaços e prevenindo a prisão de ventre. Além disso, é indicada para tratamentos de cálculos intestinais, para reduzir o ácido úrico e para aumentar o apetite.

Com grandes quantidades de vitamina C, o suco da graviola pode ser inserido na dieta como uma forma de aumentar a imunidade, além de combater o processo de envelhecimento, pois tem ação antioxidante. Além disso, a graviola apresenta ainda quantidades elevadas de sódio e potássio, que podem agir como diuréticos reduzindo a pressão arterial.

O suco pode ser usado ainda, como um anticancerígeno, uma vez que contém antioxidantes que evitam a formação de tumores ativos e doenças cancerígenas. Além disso, as folhas podem ser usadas como combatentes à destruição das células saudáveis promovida pela quimioterapia, que não elimina apenas as células doentes.

Como preparar o suco e desfrutar de seus benefícios

Para preparar o suco, você vai precisar de:

  • 1 graviola média;
  • 1 litro de água mineral ou filtrada;
  • 1 xícara de café de açúcar (você pode usar ainda o adoçante, de acordo com seu gosto);
  • 10 cubos de gelo (opcional).

Tendo os ingredientes em mãos, pegue a graviola, lave bem e retire toda a casca. Bata a fruta no liquidificador com 0,5 litros de água para soltar as sementes. Após bater, coe a mistura com uma peneira e deixe o suco em uma jarra. Tendo feito isso, adicione o restante da água, acrescente o açúcar ou adoçante, as pedras de gelo e consuma. O suco pode ser consumido na medida de até dois copos durante o dia, é extremamente nutritivo e refrescante. Para conservar, mantenha na geladeira e consuma em até dois dias.

Veja mais!