Publicado por Katharyne Bezerra
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Entre todas as verduras, a vagem é uma das mais conhecidas e presentes nos pratos brasileiros. Seja em forma de salada ou refogada, ela acaba compondo a base alimentar de diversas pessoas, tanto de adultos como crianças.

Rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, o seu consumo se torna indispensável e por isso outras receitas estão sendo criadas com o uso da vagem, uma delas é o suco da leguminosa.

Preservando as propriedades e benefícios proporcionados por este legume, a bebida acaba sendo uma saída viável para as pessoas que não conseguem consumir o alimento diretamente.

Suco de vagem: propriedades e benefícios da bebida

Foto: depositphotos

Composição e atuação desta bebida

Rico em antioxidantes, o suco de vagem ajuda a combater a oxidação das células, tendo em vista que funciona como agente redutor de radicais livres.

Também por esta mesma razão, a bebida e capaz de retroceder o envelhecimento precoce da pele e impedir o surgimento de doenças degenerativas, a exemplo do câncer.

Já devido à presença de ferro, torna-se um forte aliado contra anemia. O suco de vagem também é rico em fibras, essa característica é benéfica em vários aspectos, tendo em vista que a substância auxilia no processo de regularização de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes.

Melhora o funcionamento do intestino, eliminando casos de prisão de ventre ou inchaços na região abdominal.

Além de todos estes benefícios, a bebida feita à base da vagem é rica em vitaminas do complexo de B, magnésio, potássio, proteína, cálcio e fósforo. Assim, também é indicado para cuidar da saúde dos cabelos e das unhas.

Preparando o suco de vagem

Antes de mais nada, vale ressaltar que o suco desta leguminosa é praticamente sem gosto e possui uma consistência viscosa. Desta forma, pode ser que não agrade muitos paladares.

Para evitar esta rejeição, vale adicionar outras hortaliças ou brotos de sua preferência. Outro ponto a ser destacado é a respeito da escolha da vagem.

Em qualquer supermercado ou feira livre é fácil encontrar a verdura, mas é preciso atenção quando for selecionar as melhores. Para tanto, opte pelas mais frescas, brilhantes e firmes.

Em seguida, leve para o liquidificador um copo e meio de água filtrada e gelada, 500 g de vagem e outro ingrediente sólido de sua preferência. Ao bater todos os ingredientes, coe o líquido e beba.

Não é necessário adicionar açúcar, mel ou adoçante à bebida. Além disso, não armazene a substância se houver sobra, o tempo e a temperatura podem interferir nas propriedades do suco.

Veja mais!