Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Todos nós sabemos a importância das frutas no cardápio, mas nem sempre dá tempo de ir ao supermercado e preparar um suco natural em casa. Mas a falta de tempo para o preparo não é mais desculpa para excluir os sucos de frutas da dieta, pois o consumo de polpas congeladas é, sim, uma opção bastante viável para aproveitar as vitaminas e minerais na alimentação.

Prático e saudável

As polpas congeladas são melhores do que os concentrados em garrafas, que possuem muitos conservantes, e podem ser usados para fazer sucos, sorvetes, mousses e vitaminas.

Confira a seguir quais são as vantagens dos sucos em polpa:

  • As polpas também são bastante nutritivas, pois preservam praticamente todos os nutrientes das frutas naturais;
  • São livres de conservantes, já que o congelamento dispensa os aditivos químicos. O mesmo não ocorre com os concentrados de garrafa, por exemplo;
  • A praticidade dos sucos em polpa é uma grande vantagem, pois, com a correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de descascar uma fruta e preparar um suco natural.
  • O saquinho de polpa de fruta também é uma excelente opção para quem mora sozinho ou passa muito tempo fora de casa, evitando o desperdício de comida;
  • As polpas congeladas servem como ingrediente para o preparo de outras receitas além de suco.
Sucos em polpa: perdem nutrientes? São saudáveis?

Foto: Reprodução/ internet

Não há perda de nutrientes

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Caxias do Sul (RS), a polpa congelada de 23 tipos de frutas mantém as propriedades benéficas encontradas na fruta in natura. Na versão congelada, há uma perda insignificante de alguns nutrientes, o que não prejudica a ação antioxidante dos sucos naturais no organismo, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e males degenerativos.

A maior perda dos sucos em polpa ocorre devido à eliminação da casca, que é fonte de fibras, vitaminas e minerais, mas estes nutrientes também seriam descartados caso você descascasse a fruta antes do consumo.

Além da praticidade, a polpa congelada permite diversificar os sucos e sentir o gostinho de sua fruta preferida mesmo quando ela estiver fora de época. O prazo de validade dos saquinhos congelados costuma ser de um ano e, durante este período, o produto preserva os nutrientes, sendo tão benéfico ao nosso organismo quando o suco fresco ou o consumo da fruta in natura. Antes de levar para casa, é necessário prestar atenção na procedência dos concentrados, escolhendo marcas que tenham o selo de inspeção sanitária.

Veja mais!