Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia ocorre quando há uma redução da hemoglobina no sangue, ficando com o nível abaixo do normal. É causada pela deficiência de nutrientes essenciais, tais como o ferro, o zinco, vitamina B12 e proteínas. O tipo mais comum, que atinge cerca de 90% das causas, é a chamada anemia ferropriva. É justamente formada pela ausência do ferro no sangue, e é muito comum em mulheres, seja pela má alimentação ou pela menstruação abundante.

Os principais sintomas são palpitações, cansaço, cabelos e unhas frágeis, palidez, entre outros. A falta do ferro no organismo auxilia a sintetização da hemoglobina e glóbulos vermelhos. São eles que transportam o oxigênio pelo sangue, dos pulmões até as células, e essa função primordial para o bem estar acaba sendo muito afetada pela anemia.

Tratamento contra anemia

O tratamento para essa doença requer o uso de medicamentos, orientados pelo médico. Mas os sucos são uma ótima combinação para repor os nutrientes em falta. Uma dieta rica em alimentos como verduras, legumes, frutas e cereais acelera e auxilia o processo de cura.

Suco de beterraba com cenoura é uma das receitas indicadas

Foto: Reprodução/ internet

Suco de beterraba e cenoura

A clássica junção da beterraba com cenoura é muito eficaz para tratar a anemia ferropriva, uma vez que esses dois ingredientes possuem um alto teor de ferro. Corte uma beterraba e uma cenoura, e coloque-as no liquidificador, juntamente com um copo de água. Bata até conseguir uma mistura homogênea. Depois, adicione duas colheres de sopa de levedura de cerveja, misture e pronto. Beba todos os dias, pela manhã.

Suco de laranja, agrião e maçã

Esprema o suco de oito laranjas e reserve. Bata no liquidificador, separadamente do suco das laranjas, uma maçã com casca e meio copo de água. Reserve essa mistura. Depois, bata quatro galhos de agrião com talos junto com meio copo de água. Coe o suco de agrião, e misture com o suco das maçãs e das laranjas. Adoce que acordo com sua preferência.

Suco de abacaxi e salsa

Bata no liquidificador três rodelas grossas de abacaxi, um copo de água, três talos completos de salsa e uma colher de açúcar mascavo. Coe a mistura e beba logo a seguir. Se não gostar muito de abacaxi, pode trocar por outras frutas ricas em vitamina C, como o morango, laranja ou acerola.

Suco de couve

Misture no liquidificador uma folha de couve, um copo de água e uma maçã (ou o suco de um limão, se preferir). Não precisa coar, mas deve ser ingerido assim que feito.

Suco de beterraba, espinafre e agrião

Nesse suco, colocaremos os ingredientes com maior nível de ferro, portanto, é um ótimo aliado contra a anemia. Corte em pedacinhos três rabanetes, seis folhas de agrião, uma beterraba e seis folhas de espinafre. Coloque tudo no liquidificador, juntamente com um copo de água, e bata até conseguir uma mistura homogênea. A cor será meio marrom, por conta da beterraba. Depois, adicione meia colher de sopa de levedura de cerveja, para intensificar a dose de ferro.

É muito importante que esses sucos sejam bebidos assim que preparados, para que alguns nutrientes não se percam, melhorando assim os benefícios dos mesmos.

Veja mais!