Publicado por Débora Silva
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Quem segue uma dieta alimentar quase sempre está em busca de novas opções saudáveis para variar um pouco o cardápio e aproveitar ao máximo todos os benefícios que diversos alimentos podem proporcionar. Dentre estas ótimas opções está a mais nova queridinha dos adeptos de uma alimentação saudável e balanceada e de quem pratica exercícios físicos regularmente: a tapioca. Típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, esta iguaria é uma opção mais leve e saudável que o pão (oferece quase a metade das calorias), é livre de glúten, garante a saciedade e pode ser preparada em casa, com o recheio de sua preferência.

Tapioca, excelente para quem está de dieta!

Foto: Reprodução

Benefícios da tapioca

Feita de mandioca, a tapioca é excelente para quem deseja emagrecer ou manter o peso, pois é um carboidrato leve. Seu principal ingrediente é a goma, que não contém gliadina, uma proteína presente no glúten que aumenta a inflamação do organismo e a gordura abdominal. Por isso, o consumo da tapioca também está liberado para os diabéticos.

Para que os benefícios do consumo da tapioca sejam aproveitados por quem deseja emagrecer, é necessário ter atenção com a quantidade ingerida e com o recheio: o ideal é comer apenas uma por dia, no café da manhã, almoço ou jantar, e deve-se optar por recheios mais leves e ricos em fibras, que auxiliam na redução do índice glicêmico da massa. Os adeptos da corrida podem comer tapioca antes ou depois do treino, de acordo com a preferência pessoal.

Boas opções de ingredientes para o recheio – que pode ser tanto salgado, doce ou a mistura de ambos – incluem as frutas, atum, queijos brancos, carnes magras (frango desfiado e peito de peru); semente de chia, mel e cottage; pasta de gergelim, banana e amaranto, um grão rico em proteína e que contém aminoácidos.

A adição de chia no recheio da tapioca é um diferencial altamente benéfico, pois esta semente é rica em fibras e vitaminas do complexo B, o que ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e o risco de doenças cardíacas.

Como preparar em casa?

Para preparar a iguaria em casa, compre a goma de tapioca já hidratada, peneire e utilize duas colheres (sopa), com uma pitada de sal, para o preparo de uma tapioca com aproximadamente 70 calorias.

Esquente uma frigideira antiaderente e espalhe a goma até cobri-la, como se fosse fazer uma panqueca e espere alguns minutos até a goma grudar. Vire para o outro lado, deixando dourar dos dois lados, adicione o recheio escolhido sobre a massa ainda quente e dobre. Sirva em seguida.

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