Publicado por Stefanie Mouret
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ingrediente de origem mineral vindo diretamente do solo, a argila já por centenas de anos faz parte de tratamentos medicinais e estéticos. Composta de magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio, seus componentes são ideais para absorver as toxinas nocivas para o organismo, sendo antimicrobiana e anti-séptica. Existem tipos diversos de argila, cada um de uma cor e benefícios diferentes, assim é importante saber o que você busca e qual a argila ideal para você.

Argila – Cores e benefícios

Tipos de argila e seus benefícios

Foto: Reprodução

Argila verde – De origem francesa, a argila verde é a que possui maior variedade de elementos naturais, assim, é indicada para ser aplicada tanto em peles normais como oleosas, e em qualquer tipo de cabelo. Não há contraindicações, e seus benefícios são muitos, como limpar a pele, combater edemas, servir como analgésico e cicatrizante, queimar a gordura localizada, e reduzir acnes e celulites.

Argila amarela – Esta é a argila mais comum nas clínicas de estética, já que suas propriedades são altamente rejuvenescedoras, além de desintoxicar e refrescar a pele. Isto acontece pois ela ativa a circulação sanguínea, combatendo o envelhecimento, aumentando a elasticidade da pele e reduzindo possíveis inflamações.

Argila marrom – Composta, além dos itens já citados, também por derivados do alumínio, a argila marrom reduz e em alguns casos apaga totalmente manchas superficiais e rugas. Serve ainda como poderosa esfoliante e melhora a vitalidade da pele.

Argila rosa – É a mais suave das argilas, por isto é indicada para peles mais sensíveis e delicadas. Auxilia na reprodução celular, deixa a pele mais fina e uniforme, ativa funções imunológicas, e serve como hidratação para o cabelo, deixando-o sedoso, macio, brilhoso e fazendo que os fios cresçam mais rapidamente.

Argila preta – Renova as células, é adstringente e é ideal para eliminar manchas, como as comuns em axilas e virilhas. Serve ainda, como desodorante e analgésica, além de revitalizar o organismo.

Utilizando a argila

Não se engane, não é preciso gastar fortunas em clínicas estéticas para ter o tratamento descrito acima. Você precisa apenas entender o que busca, definir qual é a argila ideal para o seu caso, e poderá comprá-la pela internet ou em lojas de produtos naturais, por preços geralmente em torno de R$ 15,00. Além de utilizá-la diretamente no local desejado, você também pode misturá-la com glicerina e fazer dela um sabonete de uso diário. As possibilidades são muitas, e como já visto os benefícios também.

Veja mais!