Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O feijão é um alimento tradicional na culinária brasileira, mas o que mais conhecemos é o feijão carioca e o preto. Mas você sabia que existem mais de 14 tipos de feijão comercializados no Brasil? Cada um deles varia em tamanho, cores, além de seus nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas e sais minerais.

De uma forma geral, podemos dizer que os feijões são constituídos de uma porcentagem entre 60% e 65% de carboidratos e 16% e 33% de proteínas e fibras solúveis.

Mas como escolher qual feijão consumir?

Para começo de conversa, vamos falar sobre os grãos que compramos em pacotes no mercado. Antes de cozinhar, temos que fazer uma seleção: separe todos os grãos que não estiverem lisos, brilhantes e com a casca homogênea – ou seja, jogue fora os grãos com rachaduras e furos, ou que estejam enrugados.

Agora que sabemos escolher os grãos, vamos descobrir quais os principais tipos de feijão e seus benefícios?

Os benefícios do feijão

De uma forma geral, os diversos tipos de feijão são ricos em proteínas, provendo os aminoácidos que são necessários diariamente ao bom funcionamento do corpo. Além disso, podemos dizer que o conteúdo nutricional do feijão é equivalente ao da carne vermelha. O alimento ainda é rico em carboidratos complexos e fibras, sendo excelente para controlar as taxas de açúcar no sangue e melhorar o funcionamento do intestino. Com baixo teor de gordura e de sódio, o feijão é indicado para consumo para os hipertensos, além de prevenir e tratar problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e até mesmo o câncer.

Rico em ferro, o feijão deve ser consumido por crianças e gestantes, além do tratamento da anemia. No entanto, para melhor absorção desse mineral, é indicado consumir uma fruta, fonte de vitamina C, logo após o seu consumo, como a laranja e o abacaxi, por exemplo.

Os tipos de feijão

Foto: Reprodução

Os tipos de feijão

Feijão carioca

O feijão carioca é muito popular no Brasil e, além disso, combina com qualquer tipo de arroz, carnes e saladas. Esse pode ser usado para preparar também um virado. Sua coloração é marrom rajada.

Feijão preto

Muito usado para a tradicional receita de feijoada, o feijão preto normalmente é consumido junto à couve e sempre com uma laranja no final. Isso devido a melhora da absorção de ferro, como citado acima.

Feijão branco

O feijão branco é muito usado em dietas de emagrecimento, pois dificulta a absorção do carboidrato que é transformado em açúcar. Seu caldo cremoso derivado do cozimento pode ser usado para preparo de sopas e saladas.

Feijão azuki

O feijão azuki, diferente dos outros, possui um sabor adocicado e é muito utilizado na culinária asiática como ingrediente para o preparo de doces. Possui ação diurética e controla a hipertensão arterial, além dos outros benefícios relacionados aos feijões.

Feijão vermelho

Com coloração vermelha, tamanho pequeno e sabor muito forte, o feijão vermelho é usado na culinária francesa para o preparo de sopas.

Feijão manteiga

O feijão manteiga – ou feijão bolinha, como também é conhecido – é um grão arredondado e de coloração amarelada. É muito utilizado no preparo de sopas e saladas na culinária portuguesa.

Veja mais!