Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Nossos pés têm diariamente a função de nos sustentar e nos servir como suporte para locomoção. Passam grande parte do dia nos aguentando. Por isso, precisamos ter alguns cuidados especiais que envolvem principalmente a pele. Um dos problemas mais comuns que acometem a pele dos pés, são os calos, rachaduras e até mesmo micoses.

Calos

Os calos são bastante recorrentes, uma vez que se trata, na realidade, de uma proteção criada pela pele para os casos de atritos ou pressão constante. Eles normalmente aparecem nos cantos dos dedos mínimo e polegar, justamente onde o sapato normalmente nos aperta mais, ou ainda na sola e no calcanhar. Eles podem ser moles ou duros: os moles têm um aspecto mais borrachento e úmido, e normalmente estão localizados entre os dedos, exatamente no ponto em que um dedo pressiona o outro ao lado. Os duros são aqueles que aparecem nas regiões de atrito.

Com formato de cone por dentro, e uma superfície arredondada sobre a pele, que é a sua base, o calo pode doer bastante, pois a ponta que fica por dentro pode pressionar a pele mais sensível, nas camadas interiores.

Tratamentos caseiros para resolver de vez os calos nos pés

Foto: Reprodução/ internet

Como tratar com medicamentos caseiros?

Glicerina e limão

Um dos métodos caseiros de tratamento é a glicerina com limão. Misture 100g da glicerina pastosa com 20 gotas do sumo do limão e aplique nos pés antes de dormir. Deixe atuando durante toda a noite e enxágue pela manhã. Se for sair de sandália, lave bem os pés para que não fiquem manchados com a reação do limão ao sol.

Creme hidratante caseiro com AAS

Em um pote, amasse cinco ou seis comprimidos de AAS – ácido acetilsalicílico – e adicione uma colher de sopa do sumo do limão. Misture bem até que se forme uma pasta, que deverá ser aplicada nos calos. Em seguida, enrole o pé em um plástico e por cima enrole uma toalha aquecida. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos para, em seguida, retirar e massagear delicadamente o calo com pedra pomes.

Escalda pés com sal grosso e óleo

Em uma bacia, coloque água morna – não aqueça demais para não se queimar – e adicione sal grosso e uma gota de óleo essencial que você goste. Deixe os pés de molho por um período de, aproximadamente, 20 minutos. Em seguida, seque e passe o creme hidratante habitual para os pés e enrole-os em um papel filme. Deixe assim por um período de mais ou menos uma hora e depois remova o plástico.

Cebola e vinagre de vinho

Em um recipiente, coloque vinagre de vinho e alguns pedaços de uma cebola. Deixe por quatro horas. Em seguida, coloque as rodelas de cebola por cima dos calos e enrole os pés em papel filme e calce meias. Deixe durante a noite toda e, no dia seguinte, após remover as cebolas e o plástico, passe a pedra pomes para remoção do calo.

Outras dicas

As dicas que podemos dar, além dos tratamentos caseiros, é: use sapatos confortáveis. Nem sempre a beleza compensa as dores dos calos, certo? Proteja os calos para que não sofram ainda mais atritos, e jamais corte-os. Isso pode ocasionar uma infecção e doer muito, sendo uma ideia que deve ser totalmente descartada.

Veja mais!