Publicado por Wanessa Galvão
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Tendinite é uma inflamação nos tendões, o tecido fibroso que liga músculos e ossos para que possamos nos movimentar. Essa inflamação, que está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, pode ser fruto do excesso de gestos repetitivos ou pode surgir devido à má alimentação, uma vez que alimentos gordurosos e pobres em cálcio desidratam os tendões.

Tratamentos naturais contra as dores da tendinite

Foto: Reprodução

Os tipos mais comuns de tendinite

  • Tendinite de Aquiles, onde a dor aparece um pouco acima do calcanhar.
  • Tendinite Paletar, identificada quando a dor é logo abaixo do joelho.
  • Tendinite Cotovelo de Golfista, que é quando a dor surge próximo ao cotovelo, no lado interno do antebraço.
  • Tendinite do Maguito Rotador, quando a dor é mais intensa perto do ombro.

Mas a tendinite também pode surgir nos quadris, nos pulsos e em outras partes do corpo.

Combata as dores

Para aliviar as dores é recomendado repouso, para não forçar os tendões inflamados, com a utilização de compressas quentes, ou compressas de argila morna na área dolorida.

Alimentos alcalinos também ajudam na recuperação rápida dos tendões, por isso se jogue nos pratos que contenham alho, castanha de caju, abóbora, melão, maçã, mamão e brócolis.

É importante também que a pessoa que esteja doente se policie e tome sempre dois litros de água ao longo do dia, essa hidratação ajuda na irrigação das fibras dos tendões e melhora a circulação do local.

Gengibre e alimentos com grandes quantidades de vitamina B também são indicados para o consumo, pois possuem propriedades antiinflamatórias.

Massagem

Uma ótima opção para quem está com tendinite é usar óleo de loureiro durante massagens delicadas na área que está inflamada. O óleo é feito com os frutos da árvore do loureiro e deve ser misturado com um pouco de álcool antes da massagem nas articulações ser feita.

As folhas de louro também podem ser usadas em um banho de imersão sem segredos: É só jogar as folhas na água morna e entrar na banheira depois de cinco minutos. Esse banho alivia as dores e acelera a recuperação dos tendões.

Atenção

O acompanhamento médico não deve ser dispensando de nenhuma forma, as dicas e os procedimentos citados servem apenas como auxiliares no tratamento do alívio das dores, no combate a inflamação e no aceleramento da melhora.

Veja mais!