Publicado por Priscila Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Você já teve colite? Essa inflamação causa sintomas que podem chegar a incomodar bastante, mas é possível prevenir a colite e até mesmo curá-la com alguns remédios caseiros de recitas fáceis e rápidas de fazer. Conheça agora um pouco mais sobre essa inflamação, quais os seus tipos, sintomas e como preparar remédios caseiros que ajudem no seu tratamento.

O que é colite?

Colite é um tipo de inflamação de ocorre no intestino grosso e que pode ser causado por alguma deficiência nutricional, por problemas vasculares, desequilíbrio da flora bacteriana entre outros.

A colite pode ser aguda ou crônica, esta primeira geralmente é causada por bactérias ou vírus, e a segunda pode ter causas variadas (como stress, intestino irritável, doenças auto imune, etc.). Essa inflamação causa sintomas muito incômodos.

Sintomas

Entre os principais sintomas da colite podemos citar: fortes diarreias com presença de muco, pus e sangue; dor abdominal aguda, crônica ou em “ondas”; mal estar; flatulência; retorção intestinal; febre; náuseas ou vômitos; tenesmo (sensação permanente de vontade de mobilizar o intestino).

Tratamentos naturais para colite

Foto: Reprodução

Veja agora alguns remédios caseiros que auxiliam bastante no tratamento contra a colite:

O suco puro de maçã

A maçã irá ajudar no tratamento da colite não apenas através da hidratação do intestino, mas também através da utilização de suas propriedades terapêuticas que servem para desintoxicar o intestino, combatendo desta forma a infecção.

Você deve colocar em um processador ou liquidificador 4 maçãs, após passar as maçãs terá um suco puro, deve ser tomado um copo de 250 ml deste suco 5 vezes ao dia, durante o período em que esses sintomas se manifestarem e por mais 3 dias após os sintomas terem desaparecido para que a recuperação seja mais eficaz.

A água de arroz

A água de arroz é usada desde muito tempo, é dos remédios caseiros que dizemos ser “da vovó”. Para fazer a água de arroz você deve pegar um copo de arroz e colocá-lo para ferver com seis copos de água. Deixe no fogo até que os grãos de arroz estejam moles, em seguida coe e beba a água, morna ou fria.

A dieta dos líquidos

Geralmente a colite se manifesta através de uma forte diarreia líquida, então por este motivo é bom evitar alimentos sólidos e pesados. Durante os dois ou três primeiros dias, ingira apenas líquidos que possuam uma grande quantidade de íons e minerais para se recuperar mais rapidamente.

Veja mais!