Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A diarreia pode ser de diversos tipos e ter diversas causas, mas suas características são semelhantes em todos os casos. Como características, podemos citar o aumento na quantidade de evacuações e a perda da consistência das fezes que acabam se tornando aguadas.

Tratamentos naturais para diarreia

Foto: Reprodução

Causas

Como citamos, a diarreia pode ter diversas causas, entre elas, podemos citar toxicas bacterianas como a do Estafilococus, infecções por bactérias como a Salmonela e a Shighella, infecções virais, disfunção da motilidade do tubo digestivo, parasitas intestinais causadores de amebíase e giardíase, abuso de laxantes, intolerância a derivados do leite pela incapacidade de digerir lactose, intolerância ao sorbitol – adoçante obtido a partir da glicose –, ou ainda efeito colateral de algumas drogas como antibióticos, altas doses de vitamina C, entre outros.

Tipos

O que muita gente não sabe é que a diarreia pode ser de alguns tipos variados: diarreia comum, diarreia infecciosa, amebíase, giardíase e intolerância à lactose.

Recomendações

É importante que quem está com diarreia tome alguns cuidados com a alimentação. Confira abaixo algumas delas:

  • Consuma muito líquido, de preferência entre 2 e 3 litros por dia, pois uma das principais consequências da diarreia é a desidratação. Faça também ingestão de soro caseiro, pois somente a água não repõe a perda de sódio e potássio.
  • Não deixe de se alimentar. Apesar de a diarreia ser associada à comida, esta não deve ser suspendida. Isso fará com que a desidratação aumente e, além disso, suspenderá o fornecimento dos nutrientes que são necessários para que o corpo reaja.
  • Não consuma alimentos com resíduos como saladas, bagaço de frutas e fibras e evite alimentos muito temperados ou com muita gordura, café, leite, suco de frutas e álcool.
  • Lave sempre as mãos e não consuma refrigerantes ou bebidas em suas próprias embalagens.
  • Consuma chás de camomila, erva-doce, hortelã, além de arroz, caldos de carne magra, banana, maçã e torradas.

Tratamentos naturais

O tratamento da diarreia deve ser feito dependendo do tipo de diarreia, mas alguns remédios caseiros podem ajudar na maioria dos casos. Confira:

Suco de maçã

O suco de maçã deve ser preparado com duas maçãs sem casca e 500 ml de água. Em um liquidificador, coloque as maçãs e a água e bata bem. Adoce com mel. Faça a ingestão diariamente em jejum, pois assim agirá como um combatente contra as crises de diarreia.

Suco de limão com amido de milho

Em um recipiente, esprema dois limões e misture com uma colher de amigo de milho. Consuma imediatamente após o preparo, uma vez ao dia até os sintomas melhorarem.

Veja mais!