Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O que é ginecomastia

Trata-se do aumento das mamas no homem, também conhecida como a doença “seios de homem”. Acontece o início do desenvolvimento do tecido mamário, assim como o de uma mulher, em homens. Os primeiros indícios, são os mesmos do início do nascimento da mama nas meninas, durante a pré-adolescência: um caroço sob a auréola, ou seja, sob a parte mais escura do peito.

A doença, apesar de não ser perigosa, pode causar constrangimento nos homens. Mas por que acontece?

Existem muitas causas possíveis para este problema, inclusive o desequilíbrio hormonal, reação a certos medicamentos para próstata e disfunções do fígado.

Tratamentos naturais para ginecomastia

Imagem: Reprodução

Como tratar?

Pode ser feito um tratamento com medicamentos naturais, como auxiliar para resolver este problema. Isso, somente se for causado por um desequilíbrio hormonal.

Neste caso, pode ser que haja a dominância do estrogênio, desequilíbrio que pode acontecer tanto em homens como mulheres. Neste caso, deve-se fazer o tratamento por meio de uma terapia de reposição de hormônios bioidênticos, fazendo uma suplementação com testosterona ou progesterona, dependendo se o paciente for homem ou mulher.

Creme de progesterona e chá de cardo leiteiro

O creme de progesterona, além de não precisar de receita, pode ajudar a resolver esse problema em homens, pois vem da soja, mas é metabolizado pelo corpo como seu próprio hormônio, colaborando, dessa forma, com o equilíbrio dos hormônios esteroides.

Neste caso, passe meia colher de chá de creme em um pedaço de sua pele diariamente, mas é essencial que você alterne os locais para que não haja sensibilidade ao contato. Nós indicamos que a aplicação seja feita do lado de dentro dos braços e coxas, além do abdômen e no peito.

Quando causado por problemas no fígado, um remédio caseiro que pode melhorar as funções é o chá de cardo leiteiro.

Gelo

Pode ser feita também uma compressa com gelo. Pegue um pano limpo, e coloque duas pedrinhas de gelo. Faça a compressa no peito que está inchado, deixando até que o gelo derreta. Repita o processo até que o inchaço desapareça.

Exercícios

Podem ser feitos também alguns exercícios como o levantamento de pesos, que ajudará a diminuir a taxa de gordura corporal e, consequentemente, reduzirá a aparência dos seios. É essencial também alimentar-se com verduras e frutas, além de bastante água.

Um exercício que pode ajudar também é o supino inclinado. Para fazer, sente-se em um ângulo de 45° e levante uma barra para cima de forma lenta por dez vezes, descansando e repetindo o processo mais duas ou três vezes, sempre com pausas para descansos.

Atenção

É essencial que você procure um médico para determinar a causa da ginecomastia, tratando não apenas os sintomas, mas a real causa.

Veja mais!