Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O bicho-de-pé é causado por uma espécie de pulga denominada Tunga penetrans, que penetra em nossa pele para se alimentar e desovar, provocando uma coceira irritante no pé e a erupção de uma pequena pústula de pus com um ponto no meio. Os humanos, os porcos e outros animais são hospedeiros frequentes deste parasita que é encontrado em lugares de terra e sombra. Para evitar a infecção pelo bicho-de-pé, é importante não andar descalço, principalmente em praias ou outros locais arenosos, e não entrar em contato com a água das chuvas e enchentes.  Existem algumas receitas caseiras que podem retirar o bicho-de-pé sem a necessidade de furar a pele.

Tratamentos naturais para o bicho-de-pé

Foto: Reproduçao

Receitas caseiras para tratar o bicho-de-pé

Própolis

A própolis possui propriedades antimicóticas e cicatrizantes. Para tratar o bicho-de-pé com própolis, basta aplicar a essência do própolis sobre a área em que o parasita se alojou, no mínimo 4 vezes ao dia, por um período de três dias ou até que o bicho-de-pé morra. No início deste tratamento, pode ocorrer muita coceira na área afetada pelo parasita. Para minimizar o incômodo, aplique uma pedra de gelo na área, durante alguns minutos.

Cânfora

Aplique uma pomada à base de cânfora sobre o local infectado pelo parasita e feche com um curativo de gaze. O cheiro forte da cânfora e o abafamento ajudam o bicho-de-pé a sair sozinho. Algumas horas após a aplicação, observe o curativo para ver se surtiu efeito.

Calêndula

A calêndula é uma planta medicinal que combate o bicho-de-pé e mantem a pele saudável e limpa.

Ingredientes:

– 4 colheres (sopa) de flores de calêndula secas;
– 60 ml de vinagre;
– 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione as folhas de calêndula em um recipiente com água fervente e deixe tampado até a mistura amornar. Depois, despeje essa água em uma bacia, sobre os pés da pessoa em tratamento, e adicione o vinagre. O vinagre serve para aumentar a acidez e combater o bicho-de-pé. O indicado é realizar este procedimento duas vezes ao dia, deixando os pés na solução por aproximadamente 20 minutos.

Veja mais!