Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Antes de nos referirmos aos tratamentos naturais possíveis para o problema, vamos entender o que é. O bócio é uma doença que acontece na glândula da tireoide e, normalmente, apresenta um inchaço no pescoço – mas isso não é uma regra.

A tireoide é uma glândula muito conhecida devido às funções endócrinas de regulação, por meio das secreções, das atividades hormonais. A doença é causada pela carência de iodo, mas pode apresentar-se de três formas diferentes:

Bócio expftálmico

Tem como principal característica o crescimento dos globos oculares provocando taquicardia, insônia, tremor e perda de peso.

Bócio edematoso

Neste caso, há a formação de tumores na glândula da tireoide. A doença, no entanto, não apresenta sintomas no coração ou no sistema nervoso.

Bócio quístico

Por fim, esse terceiro tipo de bócio tem como principal característica o inchaço causado pelo aumento da glândula da tireoide, visto no pescoço.

Tratamentos naturais para o bócio

Foto: Reprodução

Tratamento

É preciso fazer uma reposição das taxas de iodo necessárias para o corpo que são, em média, 1 micrograma por quilo de peso corporal. É importante ressaltar, no entanto, que isso deve ser feito por meio de uma alimentação adequada com uso de sal marinho não refinado, ou ainda, também são indicados banhos de mar.

Gestantes e lactantes precisam de uma quantidade superior, algo em torno de 4 ou 5 vezes mais do que para adultos. As crianças, da mesma forma, precisam dessa substância em quantidades superiores.

Frutas

Use sucos puros sem açúcar consumindo sempre a cada duas horas aproximadamente 250 ml, uma vez por semana durante um dia inteiro. Nesse dia, faça jejum total de outros alimentos.

A que indicamos, é o suco de laranja com brócolis, pêssego e alga.

Para preparar, você vai precisar de:

  • Suco de 2 laranjas
  • 1 folha de alga marinha desidratada
  • 10 g de brócolis
  • 1 pêssego

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e consuma em seguida. Consuma três vezes ao dia, sempre fresco.

Plantas

O trevo-cheiroso deve ser usado para o tratamento. Para preparar o chá, use a proporção de 20 g para cada litro de água. Consuma 3 xícaras por dia até que esteja melhor. Outra opção com uso de plantas é o cataplasma feito com as folhas de azevinho bem amassadas que deve ser aplicado na região do pescoço três vezes na semana.

Atenção: sempre procure orientação médica para tratamentos, mesmo que caseiros.

Veja mais!