Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O ressecamento dos olhos pode ser causado por diversos motivos, como os longos períodos diante de dispositivos eletrônicos, falta de líquidos, noites mal dormidas, tempo ruim com ventos fortes, fadiga ou a exposição a um ambiente muito seco. Além disso, alguns medicamentos como anti-histamínicos, sedativos, descongestionantes ou comprimidos para pressão alta podem causar olhos secos.

A consulta a um oftalmologista é importante para identificar a causa do olho seco e iniciar o tratamento adequado, principalmente se também houver dificuldade para enxergar, dor intensa ou inchaço nos olhos. Existem alguns tratamentos naturais que ajudam a reduzir o desconforto dos olhos secos e repor a umidade. Confira a seguir:

Remédios naturais para olhos secos

Pano quente e úmido

Coloque um pano quente, úmido e limpo sobre os olhos fechados, mantendo por cerca de 5 a 10 minutos. Se necessário, umedeça novamente com água quente. Este procedimento ajuda a desentupir as glândulas sebáceas das pálpebras e restaura a lubrificação.

Pepino

Deite, feche os olhos e coloque fatias frescas de pepino sobre cada pálpebra, pelo maior tempo possível. Isto ajuda a relaxar os olhos e estimula a lubrificação.

Camomila

Adicione duas colheres de sopa de camomila em uma xícara de água fervente. Cubra, coe e deixe esfriar. Molhe um pano (ou chumaços de algodão) no chá e coloque sobre cada pálpebra fechada. Deixe agir no local por cerca de 5 minutos.

Tratamentos naturais para olho seco

Foto: Reprodução

Demais recomendações

Além dos tratamentos naturais que podem ajudar a reduzir o desconforto do olho seco, é necessário tomar outros cuidados para manter a boa saúde do órgão da visão.

Algumas recomendações importantes são as seguintes:

  • Sempre que possível, evite ficar exposto ao vento, ar condicionado ou ventiladores;
  • Utilize óculos de sol sempre que for se expor aos raios solares;
  • Coma alimentos ricos em ômega 3, como salmão, atum ou sardinha;
  • Pisque os olhos mais vezes durante o dia. Quando piscamos com menos frequência, os olhos tendem a se ressecar porque não recebem umidade em toda a sua superfície;
  • Beba 2 litros de água ou chá por dia para se hidratar o suficiente;
  • Lembre-se de garantir que a iluminação do ambiente seja maior do que o brilho da tela do dispositivo que estiver utilizando;
  • Tenha uma prescrição adequada de lentes de contato ou óculos;
  • Faça pausas a cada hora, observando objetos distantes e feche os olhos para descansar.

Veja mais!