Publicado por Débora Silva
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A ansiedade pode ser definida como uma preocupação exagerada, um forte sentimento de nervosismo ou inquietação que se manifesta de diversas formas, como ataques de pânico e fobias.

Os sintomas da ansiedade incluem medo, baixa autoestima, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos e compulsão alimentar. Já indivíduo deprimido desenvolve sintomas de tristeza, desmotivação, desamparo, inutilidade e anulação.

A aromaterapia vem ganhando muitos adeptos e pode ser uma forma natural de aliviar os sintomas de ambas as doenças citadas, servindo como apoio do tratamento convencional. Dentre os tratamentos, está o realizado com óleo de lavanda.

Trate a ansiedade e a depressão com óleo de lavanda

Foto: depositphotos

Óleos essenciais para tratar ansiedade e depressão

A aromaterapia é considerada uma forma segura e suave para melhorar as emoções e o equilíbrio, ativando os sensores cerebrais através do sistema límbico, gerando sensação de bem-estar e conforto.

Os óleos essenciais de plantas e flores são utilizados pela sua capacidade de oferecer aromas curativos. Os compostos ativos presentes em óleos essenciais são os responsáveis pelas qualidades aromáticas e medicinais de cada um deles. Ao serem inaladas, as moléculas dos fitoquímicos desencadeiam uma resposta no cérebro, liberando os neurotransmissores.

O óleo de lavanda proporciona tais benefícios, sendo indicado como um aliado natural no tratamento da ansiedade e da depressão. Se você se preocupa com muitas coisas que não têm tanta importância, é bom prestar atenção a isso, pois, se o problema não for tratado com urgência, pode desencadear ansiedade e depressão.

A ausência de dopamina e serotonina em nosso organismo pode causar percepção irreal de problemas, tensão muscular e dores no corpo, fadiga, dores no estômago, náuseas, incapacidade de relaxar, dificuldade de concentração, dentre outros.

Benefícios do óleo de lavanda

Um dos óleos essenciais específicos para ansiedade e depressão é o óleo de lavanda. Confira a seguir quais são os benefícios deste produto:

  • Sem efeitos colaterais;
  • Não causa dependência;
  • Trata os sintomas da depressão;
  • Alivia o nervosismo, inquietação e insônia;
  • Combate dores e inflamações.

Como usar o óleo de lavanda?

Não é recomendável utilizar o óleo essencial de lavanda como um suplemento oral. A melhor maneira de aproveitar os seus benefícios é acrescentando 6 gotas do produto na sua água de banho.

Você também pode colocar uma gotinha do óleo essencial de lavanda em cada um dos pulsos ou aplicar duas gotinhas deste óleo em seu travesseiro na hora de dormir.

Veja mais!