Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

A chamada ciática é uma dor que se origina na coxa ou na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, os pés. Pode envolver também sensação de queimação, fraqueza, dormência ou formigamento da perna. Esse incômodo todo não é a toa: o ciático é o nervo mais longo do corpo humano, ligando o hálux (dedão do pé) à região lombar. É responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força das nádegas, região lombar, pernas e pés.

Essa doença é causada por lesão ou pressão do nervo ciático, que podem ser resultado de fratura pélvica, hérnia de disco, síndrome do músculo piriforme, diabetes, tumores, infecções pelo vírus da herpes ou da catapora. Fique atento, pois a dor ciática não é uma doença, mas sim um sintoma de várias outras.

Leite de alho para dor ciática

O leite de alho é um dos remédios naturais que têm se tornado bastante popular contra esse mal. Concentra muitas propriedades benéficas, que auxiliam a diminuir a dor e a inflamação relacionadas com esse problema. Para que o tratamento funcione bem, é necessário que se consuma por um tempo prolongado, e que alguns hábitos sejam modificados.

Trate a dor ciática à base de alho

Foto: Pixabay

Como fazer?

Com a ajuda de um moedor ou pedra, esmague cinco dentes de alho, até que fique parecido com um purê. Em seguida, misture com uma xícara de leite de amêndoas ou leite de arroz. Por fim, adicione um pouco de mel para adoçar, se preferir.

Esta bebida deve ser consumida fria ou quente, dependendo da escolha de cada um. Mas, você deve estar atento que ao cozinhar, o alho perde muitas das suas propriedades, mas não deixa de ser eficaz.

Quanto consumir?

Para que os resultados desse tratamento sejam positivos, é aconselhável que se consuma de 200 a 250 ml de leite de alho por dia. Deve-se tomar tudo de uma só vez, ou tentar dividir em duas porções por dia.

Vale salientar que esse remédio natural funciona como um complemento, jamais podendo substituir o tratamento convencional prescrito por um médico.

Propriedades do alho

O alho possui múltiplas propriedades medicinais, entre elas:

  • Proteínas, antioxidantes e flavonoides.
  • Vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 e vitamina C.
  • Minerais como cálcio, cobre, fósforo, potássio, manganês, selênio e zinco.

Outros benefícios

O alho ainda possui outras propriedades eficazes na prevenção e tratamento de outras doenças.

  • Ameniza a gordura hepática – O alho auxilia na ativação das enzimas do fígado, contribuindo para eliminação de toxinas e detritos que se acumulam no corpo.
  • Ajuda a controlar a tosse – As propriedades antibióticas e antivirais do alho ajudam no combate dessa afecção.
  • Combate a asma – Por sua capacidade de aumentar o sistema imunológico do corpo, é ideal para prevenir e combater problemas respiratórios.
  • Controla os níveis de colesterol – Por ser rico em antioxidantes, ajuda a baixar o nível de colesterol “ruim” e aumentar o de colesterol “bom”.

Veja mais!