Publicado por Michelle Nogueira
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

O real motivo para surgimento das aftas é ainda desconhecido, mas acredita-se que alguns fatores, quando em conjunto ou mesmo separados, como predisposição genética, reações alérgicas, pequenos machucados decorrentes de escovação excessiva, carência de vitamina B12, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até mesmo e estresse emocional, acabam criando um ambiente propício para o surgimento das mesmas.

Vale ressaltar que as aftas não estão relacionadas com o vírus herpes. Elas são pequenas úlceras rasas, que surgem na região bucal, nas gengivas ou embaixo da língua. Seu aspecto, geralmente, é oval de coloração branca ou levemente amarelada. Quando pequenas, elas não precisam de tratamento e somem após duas semanas. No entanto, se elas aparecerem com frequência, forem grandes e causarem muita dor e dificuldade de engolir, procure um médico. Caso sejam pequenas, alguns produtos naturais e aplicações caseiras resolvem o problema.

Sal

Esse é para os corajosos. Faça um enxaguante bucal com sal e água, e use após a escovação. Vai arder consideravelmente, mas é ótimo para as aftas desaparecerem. Se quiser um efeito ainda mais rápido, coloque o sal diretamente na afta.

Trate aftas com eficazes remédios caseiros

Foto: Reprodução/ internet

Bicarbonato de sódio

Assim como o sal, vai arder, mas os resultados são rápidos e eficazes. Você pode colocar o bicarbonato de sódio diretamente sob a afta, e deixar lá por cerca de um a dois minutos. Ou ainda pode criar um enxaguante bucal natural, com meio copo de água, uma colher de bicarbonato de sódio e um pouco de água oxigenada. Misture bem e lave a boca com essa solução pelo menos quatro vezes ao dia.

Babosa ou Aloe Vera

Esse remédio acaba com o incômodo logo na primeira aplicação. Abra a folha da babosa e retire o gel, misture com água morna e bata bastante. Utilize essa mistura como enxaguante bucal, todos os dias até as feridas desaparecerem completamente.

Chá de manjericão

O manjericão possui propriedades antissépticas, que vão ajudar a deixar a região limpa e livre de microrganismos. Coloque em uma panela uma xícara de água e 10 folhas de manjericão. Deixe ferver por alguns minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar. Coe e faça bochechos com esse chá de duas a três vezes durante o dia.

Chá de alfavaca

A alfavaca possui ativos antissépticos, analgésicos e relaxantes, que ajudam a diminuir a dor e tratar a infecção. Coloque 500 ml de água para ferver. Depois de fervida, coloque duas colheres de chá de folhas de alfavaca e deixe repousar por 10 minutos. Guarde o líquido em um recipiente de vidro escuro, de preferencia, e faça gargarejos várias vezes durante o dia.

Veja mais!