Publicado por Anderson Pereira

É incrível o quanto os recursos naturais podem nos surpreender, afinal de contas, além de favorecer nossa nutrição, existem alimentos que atuam no benefício da nossa saúde corporal e mental.

Desde o Antigo Egito, registros indicam que o alho era empregado não somente na culinária, mas também para fins medicinais.

O pequeno bulbo é rico em diversas vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Confira as propriedades e benefícios do vegetal.

Propriedades e benefícios

Entre as suas principais propriedades, estão diversas vitaminas do complexo B (B1,B2, B3, B5, B6 e B9) e vitamina C; além de diversos minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, sódio e zinco.

Trate gripes e resfriados colocando alho no ouvido. Entenda

Foto: depositphotos

Um dos princípios ativos do alho é a alicina, que além de dar o forte odor característico do vegetal, funciona como um hipotensivo, ou seja, auxilia a baixar a pressão arterial, fazendo dele um bom aliado para amenizar e, até mesmo, prevenir a hipertensão.

Além disso, graças a sua riqueza em propriedades, o alho também pode agir como um remédio natural no combate ou prevenção de males, como doenças cardíacas, colesterol alto, parasitoses, diabetes e doenças que afetam o trato respiratório (gripe, resfriado, tosse, tuberculose etc.)

Por possuir um sabor tão forte quando o seu cheiro, o vegetal não cai nas graças de todo mundo e há quem prefira não utilizá-lo como condimento ou ingerir alimentos que o utilizem na receita. Felizmente, há outras maneiras de tirar proveito dos benefícios do alho sem que aja a necessidade de comê-lo.

Confira uma grande dica do canal NatuPlantas de como tratar doenças do trato respiratório e inflamações usando o bulbo de uma maneira alternativa.

Alho no ouvido contra gripes e resfriados

Por mais estranho que possa ser, colocar um dente de alho no ouvido durante uma noite pode fazer toda a diferença em como você vai se sentir no dia seguinte. Há duas maneiras de se fazer o procedimento; na primeira você deve descascar um dente de alho e assá-lo na chama do fogão, mas cuidado para não tostar e nem queimar. Em seguida, amasse um pouco o dente e o envolva em um algodão para que ele possa ser inserido no ouvido sem que aja contato direto com a pele.

Uma outra opção é simplesmente espremer o dente do alho para que ele solte o sumo e encharcar um algodão com o líquido, deixando-o no ouvido por no minimo 30 minutos, o ideal é deixá-lo por toda a noite, assim como no primeiro processo.

Esse processo vai permitir que o corpo absorva uma grande quantidade de vitaminas B6 e C; potássio e cálcio, o que irá fortalecer o sistema imunológico e fazer com que o corpo combata de maneira mais eficaz doenças do trato respiratório ou demais inflamações.

Veja mais!