Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Além de a fruta ser muito saborosa, o morango tem ainda outro ponto positivo – que leva em consideração os benefícios da fruta também: o uso das folhas para o preparo de chá. Tal receita é indicada para tratar alguns males que afetam a saúde, sobretudo inflamações.

Benefícios e propriedades

O chá é rico em benefícios à saúde e é popularmente usado para melhorar as funções do organismo de uma forma geral. Pode ser usado de forma mais efetiva, no entanto, para o tratamento de problemas do aparato digestivo.

As folhas são, normalmente, usadas quando secas e carregam benefícios por serem ricas em vitaminas e minerais. Para o equilíbrio dos ácidos estomacais, deve-se consumir pelo menos três vezes na semana, sempre após as refeições, de forma que serão aliviados a azia, refluxo, má digestão e desconfortos gastrointestinais.

Os compostos responsáveis por esse alívio gastrointestinal são os alcaloides, taninos e biomoléculas que se conectam com as proteínas, aminoácidos e outros compostos que possuem pH baixo. Todos eles têm uma coisa em comum: são dedicados a regulagem do funcionamento estomacal.

Trate inflamações com o chá das folhas do morangueiro

Foto: Pixabay

As mesmas substâncias carregam ainda outros benefícios, auxiliando no combate às dores, cólicas estomacais, náuseas, inchaço ou diarreia. Pode ser usada ainda para o tratamento de dores relacionadas à artrite e artrose ou ainda reumatismo, pois tem propriedades que atuam nas articulações, diminuindo as inflamações. Esse efeito é responsabilidade do ácido caféico, que nada mais é do que um diurético natural que puxa a retenção dos líquidos para fora das articulações, o que além de reduzir a inflamação, reduz o inchaço e a dor.

Uma pesquisa da Maryland Medical Center defende que, além de todos esses benefícios apresentados, o chá da folha de morango possui compostos que ajudam a melhorar a qualidade das células vermelhas do sangue, o que agiliza a produção de hemoglobina e, consequentemente, combate a anemia.

Ricas em ácido ascórbico, as folhas do morangueiro podem ser usadas ainda para impulsionar o sistema imunológico, fazendo com que fique mais forte a sua capacidade de inibir as inflamações e doenças que debilitam a saúde, segundo o livro “Nutrição para Saúde, Fitness e Desporto” do professor americano Melvin H. Willians, além de neutralizar os efeitos dos radicais livres. Ainda em seu livro, ele sugere que as pessoas que não gostam de beber chá devem substituir por cápsulas.

Como preparar o chá das folhas do morangueiro?

Para preparar o chá de morangueira, você vai precisar de:

– 200 ml de água filtrada

– 1 punhado de folhas secas ou frescas de morango

Leve a água ao fogo em um recipiente e, quando começar a ferver, adicione as folhas. Deixe ferver por mais cinco minutos para que a água possa absorver os nutrientes das folhas, mas mantenha o recipiente tampado durante esse período. Depois disso, desligue o fogo e mantenha tampado por mais cinco minutos. Coe e consuma. Você pode, se quiser, adoçar com mel. Consuma em seguida.

Veja mais!