Publicado por Robson Merieverton
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Para tratar o aparecimento de pedras na vesícula, ou cálculo biliar, o chá de bardana é bastante eficaz.

Esse problema de saúde é ocasionado devido o desequilíbrio entre a água e os elementos da bile armazenada na vesícula, resultando na solidificação de algumas substâncias. A doença traz dores intensas nas costas ou no lado superior direito do abdômen.

A bardana tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a inflamação da vesícula. Associado ao boldo, a erva pode ter seus efeitos ampliados, pois além de lidar com o alívio das dores, o boldo estimula a eliminação da bile e, consequentemente, da pedra na vesícula.

trate-pedra-na-vesicula-tomando-cha-de-bardana

Foto: Pixabay

Cuidados importantes

Mesmo se tratando de um remédio natural, é bom ficar bastante atento ao uso do chá da bardana para tratar a pedra na vesícula.

O mais indicado é que o médico seja consultado e fique por dentro de tudo em relação ao tratamento do paciente. Isso porque, o uso da bardana, mesmo se tratando de uma substância natural, pode provocar agravamento dos sintomas. Seu uso só é indicado quando o cálculo biliar ainda está na vesícula e não passou para as vias biliares.

Benefícios da bardana

A bardana, também conhecida por gobó, possui propriedades diuréticas, laxativas, antissépticas, depurativa, diaforética, estomáquica e antidiabética. Ela é amplamente utilizada em casos de insuficiência hepática, para “limpeza” do sangue e no tratamento externo de dermatoses.

A planta também é rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, glicídios, vitaminas do complexo A, B1 e C, ferro, niacina e riboflavina. Para o uso externo, as folhas frescas de bardana são aplicadas em cataplasmas que aliviam dores por torções, hemorroidas, picadas de insetos e, em infusão, é excelente para limpar feridas e inflamações da pele.

Como tem ação bactericida e antimicótica, as folhas, esmagadas e aplicadas sobre a pele, são remédio ideal para tratar feridas purulentas, pruridos, eczemas, herpes simples, seborreias e acne. Ainda em tratamentos da pele, as sementes podem ser utilizadas em infusões ou por decocção para curar problemas crônicos de pele.

Chá de bardana

O chá com bardana ajuda a aliviar as cólicas causadas pelas pedras nos rins, pois diminui a inflamação e aumenta a produção de urina, facilitando a eliminação desse tipo de pedras.

Ingredientes

-500 ml de água;
-1 colher (de chá) de raiz de bardana;
-1 sache de chá de boldo.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Em uma xícara, coloque o sache de boldo e a bardana. Deixe em efusão por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a bebida e sirva ainda morna.

Consumo

É recomendável que o consumo da bebida seja feito duas vezes por dia, sendo uma hora após o almoço e uma hora após o jantar.

Veja mais!