Publicado por Natália Petrin
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

É comum, principalmente aos finais de semana, quando acabamos cozinhando uma quantidade maior de comida, que sobrem alimentos como arroz, bife, entre outras comidas. Você pode jogar fora ou repetir a comida no jantar, certo? Mas ainda existe outra opção: transformar esses alimentos em pratos novos e deliciosos. O que você vai fazer com as sobras é o que vai determinar se o prato vai ou não ficar bom, portanto cuidado.

Se você preparou um refogado com alguns legumes, por exemplo, e acabou sobrando, você pode optar por fazer um super mexido ou ainda uma sopa e até mesmo um delicioso risoto.

Pratos coringa

Para quem quer saber mais, uma dica: os pratos coringa podem usar muitas das suas sobras para suas receitas, como é o caso das tortas. Essas podem ser feitas com carnes, cozidos, assados, entre outras sobras de alimentos, desde que se faça uma boa massa. Bolinhos, omeletes e sopas, assim como rocambole e refogados podem ser outros pratos chave, usando o arroz, por exemplo.

Imagem de pessoa jogando comida em lixeira

Foto: Depositphotos

Quais são os ingredientes que devo ter em casa?

Alguns ingredientes básicos são usados sempre para repaginar aquele alimento que não queremos jogar fora ou repetir. Tenha sempre em casa, por exemplo, farinha de trigo, ovos, temperos, manteiga e farinha de rosca. Você pode ter ainda outras ideias, mas com esses ingredientes você sempre conseguirá fazer alguma coisa.

Outros usos para alimentos

Alguns outros alimentos, a exemplo do biscoito que ficou aberto e acabou ficando mole, pode ser triturado para virar uma farofa para adicionar em sorvetes, por exemplo, e os pães já duros podem ser usados para fazer torradas, farinha de rosca e deliciosas rabanadas.

Quais alimentos posso congelar?

Se você não quer fazer um novo prato com aquelas sobras no mesmo dia, uma opção é congelar. Alguns alimentos como feijão, molhos, sopas, entre outros, podem ser aproveitados somente esquentando, mas alguns deles também podem ser usados em outras preparações. Isso evita que você enjoe dos alimentos, economize dinheiro e não descarte alimentos que poderiam servir para mais uma refeição.

Outras dicas

Sempre use alimentos que estão perto da validade ao invés de usar os que comprou recentemente. Isso ajudará a manter seu estoque intacto, sem levar nada vencido ao lixo. Vá ao mercado várias vezes no mês e compre menos produtos. Higienize frutas, legumes e verduras antes de levar para a geladeira, mas seque-os também. Sempre faça uma lista de compras, evitando gastos desnecessários.

Veja mais!