Publicado por André Luiz Melo
  • Compartilhe no Google+
  • Compartilhe no Whatsapp

Ela é uma fruta cujas características principais são a aparência escura, enrugada e seca. Entretanto, apesar de parecer uma fruta não muito cativante pelo visual, o sabor da uva passa é consideravelmente doce e vale ressaltar que é uma fruta que dotada de inúmeros benefícios para a saúde humana.

Mais conhecida por sua eficácia contra problemas gastrointestinais, sobretudo constipação, a uva passa tem sido difundida como um fruto recomendado também para promover benefícios em outros órgãos do corpo humano. Além de ser uma alternativa saudável quando o assunto se trata da ingestão de alimentos doces, visto que possui em sua composição açúcares como frutose e glicose.

Energética

A uva passa é uma fruta muito indicada para atletas, pois a presença de açúcares como frutose e glicose presentes em sua composição natural representa uma excelente fonte energética. Além de favorecer a retenção de vitaminas e proteínas.

Boa digestão

Essa fruta é excelente para o organismo quando o assunto é a digestão. A uva passa alivia constipações e a seu consumo adequado auxilia na manutenção do intestino, cuja atuação ocorre por meio da ação das fibras que eliminam resíduos e toxinas gastrointestinais.

Uva passa - Os benefícios dessa fruta

Foto: Reprodução

Dentes mais protegidos

Se os doces e guloseimas açucaradas que temos em geral são nocivos aos dentes, a uva passa tem efeito contrário. A presença em sua composição do ácido oleanólico é responsável por fornecer proteção aos dentes no combate à cárie e as bactérias causadoras da gengivite e outras enfermidades bucais.

Eficaz para os ossos

Devido ser fonte de cálcio, a uva passa é altamente recomendada para promover a saúde óssea. O micronutriente boro, presente na composição da dessa fruta, promove a absorção de cálcio e composição óssea. Isso auxilia, inclusive, na prevenção da osteoporose.

Redução da acidez corporal

Por ser dotada de consideráveis doses de potássio e magnésio, a uva passa é eficaz na redução da acidez corporal (acidose) e ainda auxilia na eliminação de toxinas responsáveis por causar enfermidades como gota, artrite, problemas cardíacos, entre outras.

Contra infecções e radicais livres

Entre as substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes presentes na uva passa estão as denominadas de fitonutrientes polifenólicos.Tais compostos são essenciais na contenção de infecções e também no combate aos radicais livres, estes que são responsáveis pela formação de tumores.

Estimula as células vermelhas do sangue

A presença de cobre e ferro na uva passa são responsáveis por auxiliar na produção das células vermelhas do sangue, o que por via de regra também favorece o impedimento da anemia.

Veja mais!